‘Tenho milhões de seguidores’ – em plena era digital essa é uma frase bastante utilizada por pessoas e marcas que querem mostrar que possuem relevância. Mas antes de tudo, é preciso dizer que nem sempre esse número é o mais importante.
Na segunda-feira (04 de junho), a Amazon Prime Vídeo realizou um evento para fãs com o elenco da série The Boys, que vieram para o Brasil divulgar a obra. No entanto, o que mais chamou atenção sobre isso, foram algumas notícias e comentários pós-evento, onde os verdadeiros fãs e jornalistas que cobrem a área ficaram de fora, tornando assim algo destinado apenas aos chamados ‘influencers’.
É inegável a importância dos mesmos na atualidade, uma vez que são capazes de influenciar pessoas por meio da sua produção de conteúdo nas redes sociais. Porém, qualquer ação de divulgação deve ter planejamento e estratégias que integram os diferentes tipos de canais de comunicação.
Com isso, chegamos a questão do título, ‘O que vale mais: números de seguidores ou engajamento?’, tendo em vista que muitos veículos e pessoas ficaram de fora do evento simplesmente por não terem o número suficiente de seguidores de interesse da plataforma de streaming.
Mas do que adianta 1, 10 ou 100 milhões de seguidores que não engajam com determinado tipo de conteúdo? Ter seu conteúdo direcionado ao público certo em um perfil de 1.000 seguidores pode ser muito mais vantajoso.
Para quem ainda cresce os olhos ao ver um perfil repleto de seguidores, cabe ressaltar que as redes sociais são um lugar para construir relacionamentos, portanto, o que determina o valor real de um perfil é a quantidade de interações dos seguidores, afinal, essa é uma das principais métricas usadas para avaliar o interesse que a conta desperta efetivamente no público, a ponto de motivá-lo.
É claro que a quantidade de seguidores também é relevante, afinal, quanto mais seguidores você tem, mais gente vê seus posts. No entanto, não adianta nada o público ver e não interagir ou praticar a ação que é objetivo do post.
Quanto mais as pessoas salvam, curtem e comentam suas fotos e vídeos, em proporção ao seu número de seguidores, maior é seu engajamento. E é isso que realmente conta!
Portanto, um dos principais objetivos de marcas e pessoas que desejam sucesso nas redes sociais deve ser o de aumentar o engajamento. Um perfil com boa taxa de engajamento pode resultar em mais oportunidades de negócios.
Para tanto, é preciso investir tempo criando vínculo com seu público. Sua meta deve ser conquistar as pessoas que estão do outro lado da tela através de suas postagens. Muito mais que conseguir novos seguidores, é preciso engajar os seguidores que já possui.
Crie laços, seja acessível, compartilhe conteúdo de qualidade e informações valiosas, e, acima de tudo, seja verdadeiro.
Outra questão que vale tratar aqui é a compra de seguidores. Muitos consideram essa uma solução boa, barata e que aparentemente trará resultados imediatos. Mas, como já dissemos, é a capacidade de movimentar seus seguidores em torno de suas publicações que realmente conta, e seguidores comprados não engajam.
Além do que, isso para quem olha apenas para número de seguidores seria lindo, mas para ter uma ideia, a compra de seguidores é algo tão ruim que limita até para se fazer campanhas. Imagina criar um lookalike (público semelhante) para um perfil com seguidores comprados? É terrível, é dinheiro jogado fora.
Sempre que montarem um plano de comunicação, lembrem-se: Nem tudo é sobre número de seguidores. Mesmo na era digital, conexões reais valem muito mais!
Sobre a autora:
JÉSSICA RUA – CEO da Agência de marketing Donna Pixel. Formada em Publicidade pelo Mackenzie e pós-graduada em Desing Gráfico pela FAAP. Especialista em Marketing Digital, Gestão de redes sociais e Gestão de tráfego. É mentora no programa MentorELA, plataforma de mentorias para mulheres empreendedoras. No mês de maio/2022 foi uma das 30 ganhadoras do prêmio ‘EMPREENDEDORA DESTAQUE’, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
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-NF Assessoria de Imprensa-
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