Profº. Drº. Babalawô Ivanir dos Santos participa da 1ª Conferência Internacional do Centre for Afrobrazilian Studies

Nigéria

0

O sacerdote brasileiro, se debruçou sobre o tema “História Social da Intolerância Religiosa na Contemporaneidade”, para a comunidade acadêmica internacional, contando com a participação dos descendentes de retornados (agudás).

Nizo Neto e ex Panicat Tânia Oliveira participam de Ensaio Técnico da Acadêmicos do Tucuruv

 

 

Ivanir do Santos ministrou debate na 1ª Conferência Internacional do Centro de Estudos Afrobrasileiros da Universidade do Estado de Lagos (em iorubá: Èkó), cidade localizada no sudoeste da Nigéria. E como não poderia ser diferente, o tema central foi sobre a História Social da Intolerância Religiosa na Contemporaneidade, em uma palestra no Centro de Estudos Afrobrasileiros da Universidade do Estado de Lagos. Travando uma experiência inspiradora na Nigéria.

“O racismo e a intolerância religiosa não são fenômenos sociais que acontece exclusivamente no território brasileiro. Tal como nos evidenciam a História, o racismo e a intolerância são produtos construídos dentro das tramas das formação social do Brasil e estão desconectada dos conceitos e anseios de liberdade, alteridade, respeito, tolerâncias e coexistências. Atualmente, nos é possível evidenciar as ações de resistências dos grupos de religiões de matrizes africanas, contra o racimo e a intolerância, bem como as suas lutas por reconhecimentos e acessos aos direitos através dos inúmeros trabalhos e pesquisas que se debruçam sobre, a fim de evidenciar o protagonismo das resistências negras e religiosas de matrizes africanas”, afirmou o sacerdote Ivanir dos Santos, que a todo momento era reverenciado e recebido com honras por alunos e professores.

Deus o tenha em um bom lugar, Lins Imperial se despede do fundador João Banana

 

 

A palestra incidem-se sobre as o reflexos do racimo e da intolerância religiosa sobre as religiões de matrizes africanas, não só na tentativa de ecoar voz as suas experiências enquanto agentes políticos-sócias e desnaturalizar as ações de intolerâncias contras esses grupos religiosos como ‘meras’ ações de violências sociais.

O dia contou ainda com visita e lançamento do projeto da Casa Nigéria-Brasil, local (em construção) que será dedicado ao intercâmbio cultural e educacional entre os dois países. Durante a tarde, o Prof. foi presidente da 1ª plenária, junto com o Prof. Dr. Fábio Macedo Velame – que apresentou a palestra Arquiteturas Quilombolas e de Templos Religiosos de Matriz Africana.

Primeiro de muitos outros que virão, Baile do Mestre Wesley da Mangueira com Molejão agita Teatro Rival Refit

 

 

O encontro chega e um momento perspicaz, fruto de outra investida, ocorrido ano passado, na mesma época, quando o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos coordenou uma pequena comitivas composta por intelectuais negros, cineastas e religiosos, para uma incursão religiosa (adeptos das religiões de matriz africana), intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a Nigéria. O encontro de 2019, contou também  com o apoio e coordenação do Prof. Dr. Tayo Ajayi, Prof. Dr.  Harrison Adeniyi e do apoio e cooperação do PANAFSTRAG (Grupo Pan Africano de Pesquisa Estratégica e Política), através do Gen. Ishola Willians. A proposta, que parecia “tímida” e “embrionária”, ganhou forma e corpo no decorrer do ano de 2019, e alcançou a adesão e o desejo de vários pesquisadores africanos e afro-diáspora para a concretização. E no ano de 2020, muitas outra atividades e propostas estão sendo encaminhadas

“Essas interfaces entre o Brasil e Nigéria é de grande importância para as nossas comunidades negras em diáspora no mundo. Tenho certeza que vamos fortalecer os laços culturais, religiosos e intelectuais. E preciso deixar para as próximas gerações a potencialidade das nossas tradições, pois só assim, onde vamos possibilitar o renascimentos do elo africano e afro-diaspórico”. Ressaltou ainda Ivanir dos Santos, que cumpre na cidade outras agendas.

 

 

 

TAGS: Make para brilhar no Carnaval! Chegou Claudinha bagunceira  Anderson Lopes participa de grande evento  Horóscopo Alto Astral de 10/02 a 16/02 Biblioteca infantil reabre as portas! Meu primeiro ensaio sensual Bonita e Sexy! Caciqueando na avenida Pré-Carnaval do Salgueiro Anny Alves esbanja simpatia Amanda Andrade estreia como rainha Sustentabilidade corporativa Lierj divulga nota Apoio que vale ouro! Brilho por cima de uma camiseta é a cara do Verão Quanto maior, melhor! Tratamentos odontológicos de alta tecnologia

 

-Rozangela Silva-

Assessoria de Imprensa

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.