Arte e ciência são tema da próxima exposição do Centro Cultural Light

"O Espetáculo das Coisas"

0

A exposição “O Espetáculo das Coisas”, que entra em cartaz na grande galeria do Centro Cultural Light, a partir do dia 17 de setembro, recebe trabalhos desenvolvidos por 10 estudantes de diferentes cursos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA /UFRJ) e aproximam arte e ciência, além de discutir as possíveis relações entre campos que cada vez mais se tocam pela reflexão e propostas inovadoras. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 19h (exceto feriados), até dia 11 de outubro.

Começa neste sábado os sambas da Chave B da Academia do Samba

 

 

A iniciativa busca valorizar a experimentação e as múltiplas formas de expressão contemporâneas, articulando ações que se dediquem à criação, difusão, circulação de conhecimentos, por meio da realização de exposições, cursos e eventos de extensão, além da promoção de residências artísticas em instituições parceiras como o IOC e a Redes da Maré. Ao reunir áreas de conhecimento diverso, foi identificado o desenvolvimento de ações interdisciplinares e interprofissionais.

As “coisas”, faladas no título, são as propostas, descobertas histórias, buscas, poéticas encontradas e transformadas em acontecimento artístico que aqui toma forma pela criação. O encontro buscado é assim oferecido como espetáculo apresentado em instalações, pinturas, desenhos, montagens diversas, onde cada uma das áreas discutidas é atravessada e revelada pela outra.

Trabalho! Boavista Shopping e Catho promovem ação de empregabilidade para pessoas com deficiência

 

Criação, difusão, circulação de conhecimentos – Foto: Eric

 

 

O projeto é parte do projeto de extensão Curto Circuito: Arte, Ciência e Inovação da EBA em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ. O projeto é uma plataforma de ações dedicadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão. É resultante de propostas que a EBA vem desenvolvendo com o Parque Tecnológico e visa fortalecer o ambiente de inovação por meio do encontro entre arte, ciência e tecnologia.

Pesquisadores e artistas, juntos, trabalharam para compreender os campos de desenvolvimento e estudo um do outro, desenvolveram cumplicidade para criar propostas artísticas que falassem do ambiente em que estavam imersos, mantendo o distanciamento necessário para que a criação fosse soberana em relação a questões que poderiam se tornar superficiais. A questão que orientou esse trabalho foi: Onde está a arte nos laboratórios de pesquisa do IOC?

 

 

Serviço:
Exposição: “O Espetáculo das Coisas”
Local: Grande Galeria – Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro – Rio de Janeiro
Abertura: 17 de setembro de 2019
Visitação: De 17 de setembro a 11 de outubro de 2019
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 19h (exceto feriados)
Curadoria: Dalila Santos

 

 

 

TAGS: Trabalho! “Vozes do Samba” Feijoada do Leão Gil Jung fala sobre Coach Vera Lucia Corrêa não renunciou ao cargo de Presidente do Império Serrano Lierj firma parceria que oferecerá academia grátis para casais de MT e PB Primavera-verão 2019 /2020 Denise Dias exibe sua marquinha  Marcelo Crivella triplica verba da Intendente  Horóscopo Alto Astral de 2/9 a 8/9 1º festival de morango e chocolate Riotur recebe diretoria da Liesb “Marlene Dietrich ‐ as pernas do século” André Marinho retoma treino Império da Tijuca terá musa colombiana CaRIOca ProgFestival  “Os 3 venenos de Shaolin” Trupe Max estreia em sessão de cinema Conectados e conscientes! Superdigital lança blog

 

-Duetto | Assessoria de Imprensa e Comunicação-

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.