Segunda, 04 de Maio de 2026
Publicidade

Seis dias de programação intensa e gratuita do Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Cômico

Seis dias de programação intensa e gratuita do Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Cômico

Jornalista Anderson Lopes
Por: Jornalista Anderson Lopes
04/04/2021 às 18h47
Seis dias de programação intensa e gratuita do Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Cômico
Um dia de cachorraUm dia de cachorra, dir. Emiliano d’Avila - Foto: Rafael Cerqueira

Produções de 11 estados reúnem talentos como Bruna Linzmeyer, Cacau Protásio, Elisa Lucinda, Marcélia Cartaxo, Vinicius de Oliveira, além de outros desconhecidos do grande público.

Programação inclui também a nova série e quatro longas da cineasta Betse de Paula,

a homenageada do festival, incluindo bate-papo com ela, Dira Paes e Sílvia Buarque.

Filmes serão exibidos de 6 a 11 de abril, pelo Youtube, acompanhados de debates e masterclasses.

 

OFestival Brasileiro de Cinema Cômico é o primeiro na história do país a premiar os melhores curtas-metragens e artistas de humor, gênero ainda pouco reconhecido pelos críticos e mostras. A ideia do evento é valorizar a diversidade e a qualidade da comédia feita no Brasil com seus subgêneros, sátira, comédia romântica, de costumes, paródia, pastelão, terrir… A edição será feita inteiramente online, pelo Youtube, de 6 e 11 de abril (terça a domingo), reunindo 32 curtas-metragens. Entram no programa também quatro longas da cineasta homenageada, Betse de Paula, incluindo os cinco episódios da sua nova série “O Síndico”. O projeto é uma realização da Ritornelo Produções, com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

 

[gallery columns="1" size="full" link="none" ids="78692"]

A programação do Festival Brasileiro de Cinema Cômico prevê quatro mostras. Na Mostra Competitiva, os filmes serão avaliados por um júri especializado e concorrerão ao Troféu Abacaxi, confeccionado exclusivamente para o evento. A Mostra Fluminense trará curtas realizados no estado do Rio de Janeiro. A Mostra Xófem, infanto-juvenil, terá duas sessões, uma livre e outra com classificação etária de 10 anos. Já a Mostra Homenagem fará uma retrospectiva da obra da cineasta carioca Betse de Paula. Com exceção da Mostra Homenagem, os filmes em cartaz foram escolhidos por meio de convocatória gratuita, realizada no início do ano.

 

[gallery columns="1" size="full" link="none" ids="78694"]

Segundo os curadores, chamou a atenção a diversidade e qualidade das produções. “Há muitas comédias de teor político. Ficamos também surpresos com a quantidade de mocumentários, falsos documentários, um gênero ainda sem tradição no cinema brasileiro”, contou Flavia Candida, uma das curadoras. “Outro destaque é a incorporação da linguagem de internet e de memes nos filmes. Muitos curtas foram realizados durante a pandemia, abordando temas como distanciamento social, negacionismo, mas de uma forma inusitada, leve e criativa. "Há também muitos filmes dirigidos por mulheres e pessoas LGBTQIA+, trazendo um frescor para o campo da comédia brasileira, que possui uma tradição muitas vezes machista e preconceituosa”, completou Vitor Medeiros, diretor, produtor e curador. No elenco dos filmes do festival, há tantos nomes conhecidos, como Ana Clara Lima, Ana Paula Arósio, Bernardo Mesquita, Dira Paes, Fernando Vieira, Marcos Palmeira, Marieta Severo, Nathália Timberg, Shirley Cruz, Sílvia Buarque, como talentos ainda desconhecidos do grande público.

 

FICHA TÉCNICA

Vitor Medeiros - Direção, Produção e Curadoria

Isabel Veiga - Curadoria e Produção

Flavia Candida - Curadoria

Alice Name-Bomtempo - Curadoria

Betse de Paula - Homenageada do Festival

Gianna Larocca - Identidade Visual e Designer

Felipe Ferreira de Almeida - Artista plástico

Caio Casagrande - Comunicação e Ass. de Produção

Jurados: Carolina Amaral (pesquisadora), coletivo Saquinho de Lixo, Ginho Fialho (ou Regine de Mônaco), Jocimar Dias Jr. (pesquisador), Nathalia Cruz (atriz e roteirista do Porta dos Fundos)

 

SERVIÇO

DATA: 6 a 11 de abril

HORÁRIOS: conforme programação

LOCAL: YouTube

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: diversas, conforme programação

Grátis

Instagram: @festcomico

www.festcomico.com.br

 

-Escrita Histórias Comunicação-

Atriz Dira Paes - Foto de Capa: Rafael Cerqueira

Portal AL 2.0.2.1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários