O Brasil se despede de um dos grandes nomes da sua dramaturgia. Morreu na noite desta segunda-feira, 1º de setembro, no Rio de Janeiro, o ator, diretor e produtor Gracindo Junior, aos 83 anos. A informação foi confirmada pela família.
Nascido Epaminondas Xavier Gracindo, no Rio de Janeiro, em 21 de maio de 1943, ele era filho do também consagrado ator Paulo Gracindo (1911-1995) e pai dos atores Gabriel Gracindo, Pedro Gracindo e Daniela Duarte.
Gracindo Junior construiu uma carreira de mais de cinco décadas no rádio, teatro, televisão e cinema. Ele começou a trabalhar no rádio aos 15 anos, na Rádio Nacional, e estreou no teatro em 1962 com a peça “A Escada”, de Jorge Andrade.
Na televisão, foi um galã marcante desde a inauguração da TV Globo, com passagens por Globo, Manchete e Record. Entre seus trabalhos mais lembrados estão A Moreninha (1965), O Bem-Amado, Dona Beija e O Casarão, novela em que contracenou com o pai interpretando versões do mesmo personagem. Além de ator, teve trajetória extensa como diretor. Comandou produções como Memórias de Amor e Marron-Glacé e, em 1983, assumiu a direção do humorístico Os Trapalhões.
Gracindo Junior construiu mais de 60 anos de carreira no teatro, rádio e tv - Foto: Instagram / @pedrogracindo
Nos últimos anos, havia trocado a agitação dos estúdios por uma vida mais reservada na Região Serrana do Rio de Janeiro, ao lado da esposa, Daisy Poli, cercado pela natureza e perto dos filhos. Segundo comunicado da família, o veterano faleceu em casa, cercado por familiares. A causa da morte não foi divulgada.
O velório e sepultamento ainda não tiveram detalhes divulgados. O Portal AL acompanha as atualizações.
Obrigado por tudo, Gracindo Junior (1943 — 2026).
@ Portal AL 2.0.2.6