Quinta, 05 de Março de 2026
24°C 29°C
Rio de Janeiro, RJ
Publicidade

O Reinado da alegria começa: Rei Momo recebe a chave do Rio e abre o Carnaval 2026

Eduardo Paes oficializa o início do Carnaval Carioca

Redação AL
Por: Redação AL Fonte: Riotur
13/02/2026 às 18h09 Atualizada em 13/02/2026 às 18h18
O Reinado da alegria começa: Rei Momo recebe a chave do Rio e abre o Carnaval 2026
Corte Real 2026 - Foto de Capa: Fábio Motta

Chave na Mão, Samba no Pé! Ao entregar, de forma simbólica, a chave da cidade ao Rei Momo Danilo Vieira, o prefeito Eduardo Paes e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere inauguraram, na manhã desta sexta-feira (13/2), o carnaval de 2026 no Rio, dando início ao reinado da corte carnavalesca deste ano. A cerimônia de oficialização da folia no Rio contou com a presença de toda a Corte Real, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do município.

- Para mim, é uma honra, pela décima quarta vez, entregar a chave da cidade ao Rei Momo, e a sua corte. Conclamamos a todos os cariocas e aos que nos visitam a receberem o nosso espírito festivo, a nossa alegria, e que aproveitem cada instante. Não deixem de se divertirem um minuto sequer. O Rio de Janeiro é uma experiência de vida, um estado de espírito, e não há nada que represente mais o espírito desta cidade do que o carnaval carioca. Se divirtam, mas com responsabilidade – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

 

O Rei Momo, Danilo Vieira, comemorou.

- É com muita gratidão, com muita honra, que eu venho agradecer à prefeitura do Rio de Janeiro por essa oportunidade de poder representar todos os foliões. Declaro, agora, oficialmente, aberto o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026!– disse Vieira.

A cerimônia também contou com apresentações da bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Carnaval do ano passado, e da banda da Guarda Municipal do Rio. O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, afirmou que o Carnaval está diretamente ligado à forma como o Rio construiu sua identidade e força.

- Esse é um evento de suma importância para o Carnaval e para a cultura carioca. O período está diretamente ligado à forma como o Rio construiu sua identidade. Oficialmente, abrimos o carnaval do Rio e celebramos esse momento de folia e realizações, que valoriza nossas raízes e mantém viva a tradição cultural que faz do Rio a capital mundial do Carnaval – afirmou Fellows.

Além do Rei Momo, estiveram presentes na cerimônia Tia Surica; a Rainha do Carnaval 2026, Caroline Xavier; as Princesas Samara Trindade e Luana Fernandes; e a Corte LGBT+ do carnaval, composta pelo muso John Sorriso; pela musa Viviane Carvalho; e também pela cidadã não-binária Wend.

O evento teve ainda a participação da família Candonga, guardiã da chave da cidade entregue ao Rei Momo, e representantes das Associações das Velhas Guardas das escolas de samba cariocas.

 

 

Assessoria de Imprensa: -Riotur-

@ Portal AL 2.0.2.6

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários