
Parece que, nas Instituições Carnavalescas, as coisas começam a tomar corpo. O samba-enredo, os figurinos, os desenhos, o talento de aderecistas, costureiras, escultores, profissionais do barracão, além de componentes, casal de mestre-sala e porta-bandeira, ritmistas, passistas, comissão de frente, baianas, velha guarda, harmonias, diretoria e simpatizantes (espero não ter esquecido ninguém!) já sentem a necessidade de alinhar a performance para o Grande Desfile.
Os preparativos seguem a todo vapor, mês após mês. O nervosismo cresce, as mudanças ficam guardadas a sete chaves — estratégias para desarticular concorrentes (risos, faz parte!) — e tudo converge para o tão sonhado quarentar.
Mas, como sabemos, ao final apenas uma agremiação levantará o caneco.
Ao meu ver, no entanto, todos os desfiles têm a mesma emoção — especialmente aqui, no Rio de Janeiro. Estar na Intendente Magalhães ou na Sapucaí é um prazer que não consigo descrever, mesmo após 72 anos de vida sambista.
Talvez porque eu seja Sambista Raiz, com muito orgulho herdeira de um parentesco histórico com Bide do Estácio, Mano Rubens e Mestre Marçal.
E é com esse sentimento que ouso comentar a grande manchete do momento:
O Carro de Som sai de cena na Sapucaí. As opiniões divergem — e o samba da Ilha cabe bem aqui: Como será o amanhã?
A verdade é que todo amanhã é incerto, mas acredito que, tratando-se do Maior Espetáculo da Terra, a decisão foi pensada e bem equacionada.
Sim, a novidade tira o sono de muitos. O novo assusta, gera inquietação, levanta polêmicas. Mas, se é decisão tomada, que possamos acolhê-la como quem recebe um filho.
O Desfile na Sapucaí é grandioso, e deve ser sempre assim. Sai o carro de som…
Que a nova forma de propagar o samba venha para engrandecer ainda mais este espetáculo único.
Reforço: acalmem-se. Tudo já deu certo!
Num ano em que perdemos tantos nomes de peso para a nossa cultura, que os Festejos de Momo tragam alegria e amenizem nossas tristezas. Que Rosa Magalhães, Lígia Santos, Maria Augusta, Arlindo Cruz e tantos grandes sambistas sejam sempre lembrados com carinho e respeito.
Seguimos na torcida!
Saudações Salgueirenses, Profa. Celia Defranco, Presidente do Centro de Ensino e Pesquisas, Graduada em Gestão de Carnaval, Mentora do Troféu Samba da Intendente, Comentarista do Portal Oficial Anderson Lopes, Âncora dos programas Samba da Intendente e Falei & Ponto, Conselheira da ASSODESERJ E… Simplesmente Sambista.

Por -Célia Defranco-
@ Portal AL 2.0.2.5