Sábado, 07 de Março de 2026
25°C 31°C
Rio de Janeiro, RJ
Publicidade

Fechando Maio Amarelo com chave ouro, Parque Madureira recebe passeio ciclístico gratuito neste sábado (31)

Fechando Maio Amarelo com chave ouro, Parque Madureira recebe passeio ciclístico gratuito neste sábado (31)

Jornalista Anderson Lopes
Por: Jornalista Anderson Lopes
30/05/2025 às 17h36
Fechando Maio Amarelo com chave ouro, Parque Madureira recebe passeio ciclístico gratuito neste sábado (31)
Foto: Reprodução

Evento também reúne atividades educativas e ações de conscientização sobre segurança no trânsito

 

Neste sábado (31), a partir das 10h, o Parque Madureira será tomado por capacetes, bicicletas e muita conscientização no passeio ciclístico que encerra a programação do Maio Amarelo no Rio de Janeiro. Gratuito e aberto ao público, o evento marca o fim de um mês dedicado à educação e sensibilização sobre segurança no trânsito, com atividades promovidas, em conjunto, por diversos órgãos e instituições em diferentes pontos da cidade.

A concentração será em frente ao palco Samba, próximo ao portão 1, na Rua Soares Caldeira, 115. Além da pedalada, o público poderá participar de diversas ações de conscientização, como circuitos educativos que simulam os efeitos do álcool e das drogas na direção, e uma dinâmica sobre o Ponto Cego, realizada dentro de um ônibus urbano disponibilizado pela Viação Ideal, que também será utilizado para garantir o transporte seguro e acessível de voluntários e pessoas com deficiência visual que irão participar do evento.

O evento contará ainda com o Bike Educa, um circuito que simula situações reais do trânsito e orienta sobre a convivência segura entre pedestres, ciclistas e motoristas. A iniciativa é voltada para a formação de ciclistas mais conscientes desde a infância: pilotando bicicletas em um ambiente seguro, os participantes aprendem, na prática, a importância do respeito às regras e da convivência harmoniosa no trânsito.

Participam do passeio ciclistas de diferentes projetos e coletivos, como o Bike na Pista e a Associação de Ciclistas da Ilha do Governador. Também estarão presentes ciclistas com deficiência visual do projeto Pedala Junto Brasil e um grupo de alunos e pacientes em reabilitação do Instituto Benjamin Constant.

Além das atividades educativas, haverá distribuição gratuita de mudas e água para os participantes.

A ação encerra a campanha Maio Amarelo na cidade, resultado de uma mobilização conjunta entre a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio), o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), a Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), as secretarias municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS), e o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus).

Ao longo do mês, essas instituições promoveram diversas atividades educativas e culturais em espaços públicos da cidade, com o objetivo de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da adoção de comportamentos seguros e responsáveis nas vias públicas.

 

SERVIÇO 

Evento: Maio Amarelo: Passeio Ciclístico no Parque Madureira

Data: 31/05

Horário: a partir das 10h

Local: Parque Madureira, portão 1, na Rua Soares Caldeira, 115

 

-Apex Conteúdo Estratégico-

Foto de Capa: Divulgação / Internet

@ Portal AL 2.0.2.5

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários