Sábado, 07 de Março de 2026
25°C 31°C
Rio de Janeiro, RJ
Publicidade

Projeto Encantarias, uma exposição interativa chega ao Rio pela primeira vez

Projeto Encantarias, uma exposição interativa chega ao Rio pela primeira vez

Jornalista Anderson Lopes
Por: Jornalista Anderson Lopes
12/03/2025 às 17h59
Projeto Encantarias, uma exposição interativa chega ao Rio pela primeira vez
Foto: Reprodução

Após dois anos de sucesso em Brasília, o projeto Encantarias, uma exposição interativa com folguedos da cultura popular brasileira e mediações cênicas chega ao Rio de Janeiro. Fomentado pela Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023 e com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, o projeto desembarca no Parque Glória Maria (Parque das Ruínas), em Santa Teresa, entre os dias 21 de março e 20 de abril, com programação completamente gratuita.

Na exposição, Mateus e Catirina, dois personagens do imaginário popular brasileiro, realizam mediações cênicas, guiando os visitantes nesse percurso, passando por cada folguedo de forma cênica e interativa, com um roteiro poético, ao som de música ao vivo e degustação da rapadura e do doce de marmelo, iguarias do Quilombo Mesquita.

O Encantarias também conta com aula-espetáculo do Mestre Martelo, de Condado/PE, o brincador de Mateus mais antigo em atividade, com 88 anos de idade. Sebastião Pereira de Lima, o nome dele de batismo, conta que aprendeu cavalo-marinho observando. "E assonhando", diz. Ainda criança, se escondia da polícia para poder ver a brincadeira noite adentro. É uma memória viva de um dos folguedos mais importantes da região.

Dentro da programação, o projeto também contempla oficinas de dança e música popular, além da roda de conversa "Além do Cravo, a Rosa", que destaca e dá protagonismo à participação das mulheres na produção de cultura no Brasil. A convidada dessa temporada é Vanessa Amorim, uma das líderes do grupo de Bate-Bola Brilhantes de Anchieta, da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que fundou o grupo para abarcar mulheres e comunidade LGBT+ na brincadeira de Bate-Bola, que, segundo ela, sempre foi um espaço exclusivo para homens.

A exposição apresenta visualidades como indumentárias, instrumentos, bonecos, e máscaras, da Folia do Divino, do Cavalo Marinho, do Maracatu Rural, do Mamulengo e do Bumba-Meu-Boi.

"Quando chega no local, o visitante é abordado pela dupla de guias que explicam cada folguedo, interagem com as pessoas, contam piadas, a banda toca, as degustações são realizadas. É uma exposição super interativa", pontua Laura Dorneles, uma das diretoras do projeto Encantarias.

O projeto, que circula desde 2023 em Brasília (DF), tem a curadoria das visualidades realizadas pelas diretoras do Encantarias, Laura Dorneles e Letícia Coralina, com o objetivo de evocar sentimentos, conhecimentos e encantar as pessoas mostrando a riqueza cultural do nosso país, e difundir a cultura dos folguedos que pulsam como manifestações culturais em diversos municípios brasileiros.

"Os folguedos seguem vivos em nossa cultura e os chamados 'mistérios' fazem parte dessas tradições. Tradições que continuam com muita força, resistência e beleza, carregando a essência das diversas manifestações populares que permeiam o imaginário do brasileiro", afirma Letícia Coralina.

Para a curadoria, as diretoras realizaram pesquisas tanto pessoais quanto profissionais para entender a estrutura dos folguedos e reverenciar quem realmente fez essas manifestações culturais permanecerem vivas até os dias de hoje.

"Eu tenho uma pesquisa de retomada de Folia de Reis, em Minas Gerais, e a Letícia foi investigar a família dela em Pernambuco, onde conheceu o Mestre Aguinaldo, e juntas fomos pesquisar Cavalo Marinho e conhecemos o Mestre Martelo. Mas como não conseguimos incorporar todos os folguedos brasileiros na exposição, escolhemos aqueles que temos mais proximidade", explica Laura Dorneles.

Pensando em abranger ainda mais seu público e levando em consideração o princípio do projeto, Encantarias contará com intérprete de libras nas mediações cênicas e audiodescrição na exposição, levando mais acessibilidade aos diversos públicos que a exposição é voltada.

Folguedo é uma festa popular que reúne elementos musicais, dramáticos e coreográficos. É uma expressão cultural que promove a integração social e a preservação da identidade de um povo. Maracatu, Bumba-meu-boi, Folia de Reis, etc, são exemplos de folguedos populares brasileiros.

.

SERVIÇOS:

Encantarias

Quando: 21 de março a 20 de abril

Onde: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas)

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa | Rio de Janeiro

Horário: 9h às 18h

Mediações Cênicas: 21, 22, 23, 27 e 29 de março e 03, 05,10 e 12 de abril

Oficina de Dança: Dia 12 de abril às 14h

Oficina de Música: Dia 29 de março  às 14h

Ambas as atividades são gratuitas, mas é necessária a inscrição no formulário disponível no Instagram do projeto: @plataformaencantarias

Aula Espetáculo com Mestre Martelo: Dia 06 de abril às 16h

Roda de conversa "Além do Cravo, a Rosa" - participação de Vanessa Amorim, da turma de Bate-Bola Bilhetes Anchieta: Dia 30 de março às 16h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Acessibilidade: Audiodescrição e Libras

.

-Angel Comunicação-

Foto de Capa: Tatiana Reis

@ Portal AL 2.0.2.5

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários