Sexta, 13 de Março de 2026
23°C 28°C
Rio de Janeiro, RJ
Publicidade

Mostra "Os Melhores Filmes do Ano" chega à Estação Net Rio e Ponto Cine

Mostra "Os Melhores Filmes do Ano" chega à Estação Net Rio e Ponto Cine

Jornalista Anderson Lopes
Por: Jornalista Anderson Lopes
28/02/2024 às 18h03
Mostra
Foto: Reprodução

Mostra "Os Melhores Filmes do Ano" da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ): Uma celebração cinematográfica anual

21ª edição - 7 a 17 de março - Estação Net Rio e Ponto Cine

A instituição completa 40 anos em 2024

 

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) realizará a mostra anual "Os Melhores Filmes do Ano", entre os dias 7 e 17 de março. A 21ª edição do evento marca também os 40 anos da fundação da ACCRJ, que vem contribuindo de forma única para o entendimento do público frente à sétima arte.

A mostra é consagrada no calendário cinematográfico da cidade e destaca os 10 melhores filmes lançados comercialmente em 2023, eleitos democraticamente pelos críticos da Associação. Serão dois locais de exibição: de 7 a 13 de março no Estação Net Rio, com entrada a R$15, e de 12 a 17 de março no Ponto Cine, em Guadalupe, com entrada gratuita. Toda a programação está em https://www.blgentretenimento.com.br/.

"A ACCRJ chega ao seu 40º ano de criação absolutamente alinhada à realidade do cinema atual. Naquela primeira metade da década de 1980, ninguém, nenhum dos fundadores da entidade, poderia imaginar que um dia, como ocorreu com a seleção de 2023, assistiríamos a alguns dos melhores filmes do ano diretamente via streaming. O cinema evoluiu, acompanhou os imensos avanços tecnológicos dos últimos anos; se reinventou. E continua a se reinventar. O papel fundamental dos críticos, contudo, permanece o mesmo: refletir com profundidade, sempre e cada vez mais, sobre o que está sendo exibido na tela — seja ela de que tamanho for. Isso os membros da ACCRJ sempre fizeram, fazem e continuarão a fazer com inabalável maestria." - afirma Ricardo Largman, presidente da ACCRJ.

Contando com o apoio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, através do Pro-Carioca Audiovisual, a ACCRJ busca ampliar seu alcance, proporcionando a experiência cinematográfica a um público mais amplo e diversificado.

 

Sobre o Evento

A mostra, que se tornou referência na promoção da diversidade cinematográfica, reúne os filmes escolhidos pela crítica especializada em uma programação que contempla não apenas as projeções, mas também homenagens a personalidades do cinema, curso de crítica cinematográfica e debates conduzidos por especialistas renomados. E este ano, em especial, a mostra chega a Guadalupe, bairro onde nasceu o Ponto Cine, um exemplo de cinema social que remodelou a comunidade e se tornou referência e local para encontros culturais em um dos bairros com menor índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade do Rio de Janeiro.

O melhor filme este ano ficou com "Assassinos da Lua das Flores", de Martin Scorsese.

 

Segue a relação dos filmes escolhidos:

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (Killers of the flower moon), de Martin Scorsese (EUA, 2023) – Melhor Filme do Ano

A BALEIA (The whale), de Darren Aronofsky (EUA, 2022)

DECISÃO DE PARTIR (Heojil kyolshim), de Park Chan-wook (Coreia do Sul, 2022)

OS BANSHEES DE INISHERIN (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Reino Unido/EUA/Irlanda, 2022)

OS FABELMANS (The Fabelmans), de Steven Spielberg (EUA/Índia, 2022)

OPPENHEIMER, de Christopher Nolan (EUA/Reino Unido, 2023)

PEARL, de Ti West (EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2022)

RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023)

TÁR, de Todd Field (EUA, 2022)

TRIÂNGULO DA TRISTEZA (Triangle of sadness), de Ruben Östlund (Reino Unido/Suécia/Alemanha/México/França/Turquia/Dinamarca/EUA/Suíça/Grécia, 2022)

 

Destaques

- Seleção Democrática: Os 10 melhores filmes foram escolhidos por votação democrática dos membros da ACCRJ, após quatro turnos de deliberação.

- Programação Abrangente: Além da exibição dos filmes eleitos, a mostra homenageará o ator e diretor José Celso Martinez Corrêa, o compositor Burt Bacharach, o crítico de cinema Michel Ciment e a atriz Léa Garcia, e ainda coroar o documentário "Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema" como Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023.

 O evento também promoverá curso e debates - serão dois por dia com a presença dos membros da ACCRJ.

- Iniciativa Cultural: A ACCRJ destaca a importância da crítica na orientação do público, oferecendo uma nova oportunidade de assistir ou revisitar obras notáveis lançadas ao longo do ano de 2023.

 

Homenageados:

- Léa Garcia: Atriz de talento incomparável, Léa Garcia será lembrada por sua dedicação à arte dramática e suas contribuições notáveis para o cinema brasileiro;

- José Celso Martinez Corrêa: Ator, diretor e dramaturgo multifacetado, José Celso Martinez Corrêa deixa um legado de inovação e paixão pelas artes cênicas;

- Burt Bacharach: O renomado compositor Burt Bacharach será homenageado por suas inesquecíveis trilhas sonoras que enriqueceram a experiência cinematográfica ao longo dos anos;

- Michel Ciment: Crítico de cinema respeitado e influente, Michel Ciment será lembrado por suas análises perspicazes e contribuições significativas para o entendimento da sétima arte.

 

Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023

O documentário "Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema", dirigido por Aída Marques e Ivelise Ferreira, receberá o reconhecimento da ACCRJ como a Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023. Este trabalho notável ilumina a vida e a obra de um dos ícones do cinema brasileiro, Nelson Pereira dos Santos.

Estas homenagens não apenas celebram o legado dessas personalidades extraordinárias, mas também destacam a diversidade e a riqueza do cenário cinematográfico mundial. A ACCRJ orgulha-se de render tributo a esses talentos que moldaram e inspiraram a indústria do entretenimento.

 

Serviço:

Mostra Melhores Filmes do Ano pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ)

- De 7 a 13 de março no Estação Net Rio (R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo) – 55 lugares

Ingressos: R$15 para as exibições; debates com entrada gratuita mediante distribuição de senhas.

- De 12 a 17 de março no Ponto Cine (Estrada do Camboatá, 2300, Guadalupe. Guadalupe Shopping) – 73 lugares

- Entrada Gratuita

Classificação etária: ver programação: https://www.blgentretenimento.com.br/

 

Assessoria de Imprensa Mostra Melhores Filmes do Ano: -Alexandre Aquino e Cláudia Tisato-

 Assessoria de comunicação RioFilme

Responsável: Roberta Canuto

Assassinos da Lua das Flores - Foto de Capa: Paramount

@ Portal AL 2.0.2.4

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários