Sábado, 14 de Março de 2026
23°C 30°C
Rio de Janeiro, RJ
Publicidade

Semana Tom Jobim promove diversas ações educativas em escolas municipais do Rio

Semana Tom Jobim promove diversas ações educativas em escolas municipais do Rio

Jornalista Anderson Lopes
Por: Jornalista Anderson Lopes
15/09/2023 às 17h41
Semana Tom Jobim promove diversas ações educativas em escolas municipais do Rio
Foto: Reprodução

De 18 a 28 de setembro, o Instituto Antônio Carlos Jobim irá realizar a edição 2023 da "Semana Tom Jobim – Minha Alma Canta", programando uma série de ações educativas apostando na formação musical como instrumento indutor e catalisador do processo de desenvolvimento social para crianças e jovens de territórios periféricos (comunidades e favelas). A programação destaca a importância da renovação e multiplicação da obra de Tom Jobim no cenário cultural brasileiro, além da conscientização e promoção dos valores ecológicos – forte aspecto da obra do maestro - além de proporcionar a contemplação dos registros do acervo Tom Jobim, através de visitas na mostra permanente sobre a vida e obra do maestro, localizada na casa do acervo, sede do Instituto.

No dia 18, abrindo a Semana Tom Jobim, terá a apresentação do "Trio Jobim nas Escolas", formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo), durante a semana de comemorações dos 169 anos do Instituto Benjamin Constant. Proximamente, será firmado o convênio de colaboração técnica entre o IBC e o IACJ. "A edição de partituras e textos em Braile, gravação de áudios e promoção de atividades em conjunto com o Instituto Benjamim Constant, certamente é um novo e belo caminho para que um maior número de pessoas possa usufruir do universo artístico e pessoal de um dos maiores compositores brasileiros, pioneiro em sua paixão pela natureza", comenta Aluísio Didier, Presidente do IACJ.

 

[gallery size="full" columns="1" link="none" ids="108348"]

Nos dias 19 e 20, terá apresentação do Duo Staneck/Léo de Freitas na sede do IACJ para o grupo orquestral e coral do Programa Aprendiz Musical de Niterói, como parte do intercâmbio entre as instituições. Nos dias 25, 26 e 28, será a vez da apresentação do "Trio Jobim nas Escolas" - formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo) - em Escolas Municipais de São Conrado, Penha e Tijuca.

Além das apresentações, outras ações estão em curso. Com inscrições até 30 de setembro, em parceria com o Instituto Memória Musical Brasileira, haverá o concurso de caricaturas "Este seu Olhar | Homenagem a Tom Jobim". Artistas de todo o Brasil poderão ter a oportunidade de participar, apresentando suas criações artísticas e concorrendo a prêmios. As 50 melhores obras serão exibidas em uma exposição exclusiva dedicada ao Maestro. Por fim, em novembro, será realizado um musical sobre a vida do maestro que será apresentado no Teatro Municipal de Niterói.

 

Instituto Antônio Carlos Jobim

O Projeto Manutenção do IACJ se propõe a manter a pesquisa, conservação, inventário e atendimento ao acervo físico e digital do maestro Tom Jobim, assim como a manutenção e atualização do sistema operacional do site, e incremento dos canais de comunicação do Instituto, em especial no Instagram.

Além do acervo físico e digital de Tom Jobim, o IACJ abriga os acervos digitais de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Paulo Moura e Marieta Severo, através do portal www.jobim.org. Atualmente o Projeto de Manutenção do IACJ desenvolve ações educativas e mantém o repositório do acervo virtual (jobim.org), além de preservar a mostra expositiva sobre a vida e obra do maestro em sua sede, localizada dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

PROGRAMAÇÃO "SEMANA TOM JOBIM – MINHA ALMA CANTA"

Dia 18/09

Apresentação do "Trio Jobim nas Escolas", formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo), durante a semana de comemorações dos 169 anos do Instituto Benjamin Constant.

 

Dias 19 e 20/09

Apresentação do duo Staneck/Léo de Freitas na sede do IACJ para o grupo orquestral e coral do Programa Aprendiz Musical de Niterói

 

Dias 25, 26 e 28

Apresentação do "Trio Jobim nas Escolas", formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo) nas seguintes Escolas Municipais:

 

EM Lúcia Miguel Pereira – São Conrado

EM João de Deus – Penha

EM Araújo Porto Alegre – Estrada Velha da Tijuca

 

-Cezanne Comunicação-

Instituto Tom Jobim - Foto de Capa: Cayo Chaloub

@ Portal AL 2.0.2.3

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários