Domingo, 15 de Março de 2026
21°C 31°C
Rio de Janeiro, RJ
Publicidade

Obras com temática feminina contemporânea são aposta da Primavera Editorial na Feira do Livro

Obras com temática feminina contemporânea são aposta da Primavera Editorial na Feira do Livro

Jornalista Anderson Lopes
Por: Jornalista Anderson Lopes
07/06/2023 às 20h31
Obras com temática feminina contemporânea são aposta da Primavera Editorial na Feira do Livro
Foto: Reprodução

Em parceria com a Editora Oficina Raquel, a Primavera Editorial destacará, na Feira do Livro, o seu portfólio repleto de obras contemporâneas escritas por mulheres. A segunda edição do evento - que acontece de 7 a 11 de junho - contará com 94 tendas instaladas na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu

 

Especializada na publicação de livros assinados por uma nova geração de escritoras, a Primavera Editorial anuncia a participação na Feira do Livro – que acontece de 7 a 11 de junho, na Praça Charles Miller – em parceria com a Editora Oficina Raquel. Para o evento, as editoras criaram um stand com espaço para rodas de conversas sobre temas femininos contemporâneos e para ouvir, na vitrola, músicas de cantoras do Brasil e do mundo. A proposta é criar um ambiente propício para aproximar leitoras e autoras.

A Primavera Editorial levará à Feira do Livro uma bike feminista – um sucesso na FLIP 2022 –, na qual os leitores terão acesso a textos instigantes e profundamente conectados com dilemas femininos antigos e contemporâneos. Segundo Larissa Caldin, publisher e CEO da Primavera Editorial, a inspiração para a criação da bike feminista veio da ciclista e jornalista norte-americana Annie Londonderry. A história dela integra o livro Wonder Women, de Sam Maggs, que mostra como ela encontrou o caminho da emancipação, em 1890, graças a uma bicicleta. Na época, a bike se tornou símbolo internacional de uma “nova mulher”, que se opunha aos ideais vitorianos; a “magrela” era classificada como um novo instrumento de poder. Quando uma mulher assumia o banco da bicicleta, a sensação de autoconfiança e independência a libertava das amarras sociais; a plena imagem de feminilidade não confinada; a mobilidade que abria mil novas possibilidades.

Além de promover encontro em torno de temáticas literárias, a Primavera Editorial destacará obras que abordam a importância de trabalhar em prol da diversidade nos negócios e no mundo corporativo. Larissa Caldin aponta que a participação conjunta com a Editora Oficina Raquel potencializa a presença de ambas na Feira do Livro. “As duas editoras têm catálogos que se complementam e que ocupam novos lugares com uma literatura de qualidade, obstinadamente comprometida com o objetivo de tornar o livro acessível, atingindo o maior número de leitores possível. As casas editoriais trabalham alinhadas ao conceito de literatura diversa e potente”, afirma Larissa.

Raquel Menezes, fundadora da Editora Oficina Raquel, conta que a diversidade do catálogo será a tônica da participação. “Falar sobre diversidade significa abordar não apenas questões como raça e gênero via literatura, mas imprimir uma forma diversa de como os livros devem chegar aos diferentes tipos de leitores. E como podemos compor, com outros editores, uma solução conjunta para atingirmos mais e mais gente. Estar na Feira do Livro em parceria com a Primavera Editorial fala muito sobre essa prática de juntar forças em prol de uma literatura diversa e potente”, afirma.

 

[gallery size="full" columns="1" link="none" ids="105340"]

OBRAS EM DESTAQUE

PRIMAVERA EDITORIAL | Serra da Capivara: a surpresa do século (Edna Bugni); Amadas (Fernanda Braite); As mães são muitas (Katixa Agirre); Escute o que ela diz (Joanne Lipman); Projeto Lakewood (Megan Giddings); Nem tudo tem que ser seu (Jami Attenberg); Mulher, solteira e feliz (Gunda Windmüller); Wonder Women (Sam Maggs); Natureza íntima (Maria Barretto); Sortudas? (Dawn O’Porter); Estresse e ansiedade (Lisa Damour); Quando o futuro chegou e encontrei um pentelho branco (Adriana Pimenta); A lua e o girassol (Marina Miranda Fiuza); Manual de sobrevivência para o mundo corporativo (Joana Garoupa); Se toca (dra. Karen Gurney); Meu corpo, minhas medidas (Virgie Tovar); Embaraçada (Meaghan O’Connell); Uma mulher não é um homem (Etaf Rum); Um cara qualquer (Amber Tamblyn); SOS Amor (Lidia Aratangy); Girling Up (Mayim Bialik); entre outras.

OFICINA RAQUEL | Fala, menina! (Cintia Barreto /Ilus. Luciana Grether); A liga das superfeministas (Mirion Malle); Cidade feminista: a luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens (Leslie Kern); Conversas que não tive com minha mãe (Felipe Brandão); 100 nomes da edição no Brasil (Leonardo Neto); Chama o Sol, Matias! (Sonia Rosa); Quatro dias na vida de Joel (Victor Vasconcellos); Correio Amoroso (org. Henrique Rodrigues); Histórias de Cego (Marcos Lima); e mais Sonia Rosa, Teolinda Gersão, Julio Emilio Braz.

 

SOBRE A PRIMAVERA EDITORIAL | A Primavera Editorial é uma editora que procura apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. www.primaveraeditorial.com

SOBRE A EDITORA OFICINA RAQUEL | Ao longo de sua existência, a Editora Oficina Raquel preocupou-se, de maneira contínua, em oferecer aos seus leitores o melhor da literatura, ensaios, poesia, infantis, mas sobretudo um catálogo que representasse a pluralidade, a defesa incondicional dos valores democráticos e o respeito aos direitos humanos. Para a editora, portanto, a diversidade sempre foi – e continuará sendo – uma virtude a ser cultivada com constância nas práticas e escolhas editoriais.

 

-Frida Luna Boutique de Comunicação-

Foto de Capa: Divulgação

@ Portal AL 2.0.2.3

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários