Nota de pesar do Porf. Dr. Babalawõ Ivanir dos Santos pelo falecimento do cantor Mr. Catra

"A voz da favela para o mundo"

Um contraventor cultural. Esse provavelmente foi um dos títulos mais atribuídos ao cantor e compositor mundialmente conhecido como Mr. Catra. Cria do Morro do Borel, Catra, que nasceu com o nome de Wagner Domingues, era bacharel em direito, cantor, compositor e um exímio poliglota. Começou a fazer sucesso nos anos de 1980, como guitarrista da banda de rock “O Beco”. Mas foi no ‘mundo do funk’ que sua voz rouca e estremecedora chamou a atenção.

Veja também: Ivo Magalhães lota casa de shows em Nova Friburgo no feriado da independência, “Eu não sei fazer outra coisa a não ser cantar”

Sob a acunha de ‘Mr. Catra’ se tornou um contra ponto no mundo artístico e suas composições fortes, sempre chamaram a atenção dos de ‘dentro’ e os de ‘fora’ e ajudou, significativamente, a “desguetizar” a música marginal do funk carioca.

Mas para além do vozeirão, pelas correntes de ouro, Catra teve uma forte atuação  social e política. Participando do Prêmio Camélia da Liberdade, ações  voltadas para a associação da Vila Mimosa e  juntamente com MV Bill, fundador do Partido Popular Poder para a Maioria (PPPomar), que por intuito busca promover a “revolução democrática” e representatividade negra na política nacional. Nos últimos meses, o compositor vinha lutando contra uma grave doença que terminou por ceifar a sua vida. Por isso, que presto as minhas mais sinceras

condolências à famílias, parentes e amigos do nosso eterno.

 

Mr. Catra, do Borel para o mundo, sua voz sempre estremecerá e fortalecerá as bases da contra-cultura brasileira. Que o criador possa lhe receber de braços abertos.

Ivanir dos Santos.

 

TAGS: Horóscopo Carnavalesco – semana de 10 a 16/09  Movimento Cultural Hip Hop  Lançamento da grife kaba Léwà  Tucuruvi lança samba de enredo e coroa nova rainha  Jessica Felix provoca em ensaio sexy   MC Dois L a nova aposta do funk  Unidos da Tijuca: clipe oficial da parceria de Totonho e Cia  Lívia Andrade é a nova musa da Paraíso do Tuiuti  2ª Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste  Cinco sambas disputam a vaga na final da Estácio  Anderson Lopes levará o segundo Troféu Destaques do Carnaval 2018  Bermuda Jeans Destroyed continua em alta para 2019 Leandro Casanova lança “Quando Ela Sai Pra Beber”  Nayra Cezari é confirmada Rainha do Bloco das Divas  Hugo Silva retorna a nata dos Destaques do Carnaval Carioca  Viviane Bordin anuncia Diamond Brazil nos EUA e Europa

 

– Rozangela Silva –

Assessoria de imprensa

1 comentário
  1. Alice Diz

    Linda homenagem

Comentários estão fechados.