Música do presente: Prelúdio 21 convida o Duo Adour para seu quarto concerto virtual de 2020

Neste sábado, 7 de novembro

Neste próximo sábado, 7 de novembro, às 15h, a Série de concertos PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE seguirá com sua temporada 2020, via internet, pelo canal YouTube do Centro Cultural Justiça Federal, desta vez convidando o Duo Adour para apresentar as obras do grupo carioca de compositores. Durante a apresentação, os próprios compositores estarão disponíveis no chat do canal para conversar e interagir com os internautas. O grupo é formado por Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Pauxy Gentil-Nunes. A coordenação da temporada deste ano é do compositor Marcos Lucas e o vídeo do Duo Adour teve montagem e edição de Pauxy Gentil-Nunes.

Tenha elegância e sofisticação própria usando Blusa Transparente Preta

 

 

O Duo Adour conta com mais de 20 anos de experiência. Especializados em música contemporânea, a dupla enfatiza o repertório escrito originalmente para a formação, já tendo realizado diversas estreias mundiais e brasileiras de obras de variados compositores. Ambos integrantes possuem Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Andréa Adour é professora de canto na UFRJ e Coordenadora da Licenciatura em Música. Fabio Adour é Professor de Percepção Musical, Harmonia e Violão na mesma universidade e recentemente publicou o livro *Sobre Harmonia: Uma Proposta de Perfil Conceitual*.

 

Prelúdio 21

Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de concertos e palestras e incluindo convidados brasileiros e estrangeiros. De lá pra cá, o grupo tem se estabelecido como um dos mais sólidos grupos de música contemporânea do país. Desde 2008, o Prelúdio 21 tem realizado sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, contribuindo assim para a vida cultural do Rio de Janeiro. O grupo tem se apresentado ainda em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e espaço Oi Futuro. O Prelúdio 21 tem sido objeto de investigação acadêmica figurando em artigos e dissertações recentes. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

 

 

SERVIÇO:

7 de novembro (sábado), às 15h – Série PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE

Canal YouTube do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

www.youtube.com/c/CentroCulturalJustiçaFederal

 

 

Programa:

1- Modinha, para voz e violão (José Orlando Alves, transcrição e adaptação da peça originalmente composta em 1995 para orquestra sinfônica). Letra de José Orlando Alves e Eudes Magalhães.

2- Dois Sonetos de Victor Giudice, para soprano e violão (Marcos Lucas, 2020 – estreia). Letra de Victor Giudice.

3- Artifício, para voz, violão e eletrônica (Neder Nassaro, 2020).

4- Variações em Music Chamber, para voz e violão (Alexandre Schubert, 2020 – estreia). Letra de Eric Ponty.

5- Passatempos e Matatempos – Galáxias II, para vozes e dois violões (Pauxy Gentil-Nunes, 2010). Letra de Haroldo de Campos.

6- Crianças Negras, para voz, violão e sanfona (Caio Senna, 2020). Letra baseado no poema homônimo de Cruz e Souza). Participação especial de Caio Senna, *sanfona*.

 

 

 

 

TAGS: Horóscopo de 02/11 a 08/11 Quiosque Drink Café Morre Jane Di Castro Programação Bar do Zeca Pagodinho Marilyn Monroe – Estação Net Botafogo Snacks saudáveis Eduardo Paes em Madureira União do Vilar Carioca se filia a Liga LIVRES Dignidade humana Novembro Laranja Racismo estrutural na peça ‘Anjo Negro’ Em Cima da Hora reabre em novembro Concurso Rainha Revista Feras 2021 Imperatriz Leopoldinense homenageará Arlindo Rodrigues Cinema Negro Zózimo Bulbul Cinco anos da revista Diamond Brazil 44º Mostra Internacional de Cinema de SP Prefeitura do Rj libera quadras de escolas de samba Dia Nacional da Consciência Negra Samba da Feira está de volta

 

-Cezanne Comunicação-

Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

 

 

 

 

Comentários estão fechados.