“Lovebug Starski” – Um dos Pioneiros do HIP-HOP se despede de seu Movimento Cultural aos 57 anos

#LovebugStarskiRIP

“Lovebug Starski”, creditado historicamente como um dos pioneiros do HIP-HOP, morreu repentinamente na noite desta quinta-feira (08), em Las Vegas, vítima de um ataque cardíaco…

Nascido no bairro Bronx, em Nova York, em 16 de maio de 1960, Kevin Smith, mais conhecido pelo nome artístico “Lovebug Starski” foi um dos primeiros MCs de HIP-HOP. Aliás, ele também é uma das duas pessoas creditadas por cunhar a expressão “HIP-HOP”.

Em 1978, Starski se tornou DJ residente do “Disco Fever Club” [importante nightclub na construção dos primeiros nomes do “Rap”, localizado em South Bronx, que funcionou de 1976 a 1986. Depois de não conseguir muitos clientes no periodo de sua inauguração, “Sal Abbatiello” convenceu seu pai, o dono, a dá-lo poderes enquanto administrador do espaço. Abbatiello rapidamente começou a apresentar artistas do HIP-HOP, incluindo um jovem DJ conhecido no meio underground como “Grandmaster Flash”, e o clube aumentou muito em popularidade e fama. Inclusive, o lendário grupo “Run-DMC” realizou seu primeiro show no local], onde lançou vários singles como “Little Starsky”, incluindo “Gangster Rock” de 1979 e “Dancin’ Party People” de 1981.

“Lovebug Starski era um DJ, MC e inovador”, disse o rapper e ativista “Chuck D”, líder do grupo “Public Enemy” ao site “HIP-HOP DX”. “Um pioneiro que se destacou antes e depois dos processos de gravação de 1979, ano em que os discos de Rap começaram. Ele foi a primeira ameaça de problema dobrado no HIP-HOP e música Rap [referindo-se à sua habilidade com as “rimas improvisadas”, cujas quais serviriam de inspiração para o surgimento dos primeiros artistas na história do HIP-HOP]. Ele era o DJ para os grandes MCs e o grande MC para os grandes DJs. Além de Grandmaster Flash & The Furious Five, Lovebug Starski foi um dos poucos que levou seu status de lendário dos vinis de rua ao mundo da gravação.”, reconhece Chuck D.

Embora Starski nunca tenha obtido o reconhecimento merecido em seu meio, seu nome é freqüentemente mencionado com louvor em muitas entrevistas e palestras do idealizador do Movimento Cultural “Afrika Bambaataa”, sobre o qual o reconhece ao lado de outros pioneiros de HIP-HOP como “Kool Herc” e “Grandmaster Flash”.

 

Confira: Orishas celebra sua Ressurreição aos palcos no Vivo Rio

 

Sua importância existencial também foi reconhecida no clássico “Juice” de “Notorious BIG”, do seu álbum de estréia “Ready to Die” de 1994.

“Nós perdemos um dos nossos maiores pioneiros do HIP-HOP… ‘LOVEBUG STARSKI!’. Ele também é conhecido como uma das pessoas que vieram com o nome ‘HIP-HOP’, além de outra lenda, ‘Keith Cowboy’ do ‘The Furious 5’… Saudações a todos os Pioneiros e condolências para sua família.”, declarou o renomado produtor “DJ Premier” em seu perfil no Twitter.

“Jonathan Shecter”, co-fundador da pioneira “The Source Magazine”, deu detalhes adicionais em seu perfil do Twitter acerca das últimas ações de Lovebug Starski:

“Algumas notícias terríveis: a lenda do HIP-HOP, ‘Lovebug Starski’, morreu de repente e inesperadamente em Las Vegas aos 57 anos. Muito triste. O homem era um animador talentoso, uma alma calorosa e generosa. Ele estava agitando os nightclubs de Las Vegas e se juntou a ‘KRS-One’ no palco na semana passada. Descanse pacificamente, ‘Good Sir’.”

“Eu sou quem inventou o termo ‘HIP-HOP’ e essa foi uma das minhas rimas quando eu ficava enrolado com as palavras, e eu costumava improvisar ‘HIP, HOP, HIP, HIP, HIP the HOPPING’ [ risos]. Era apenas uma rima infantil: rimas de enfermagem que coincidiam com a música e essa é a verdade sincera de Deus”, relembra Lovebug Starski em entrevista ao portal “AmoeBlog.com”, em 27 de junho de 2017.

Paz e Eterno Respeito!

 

 

Clica no play!

 

 

 

 

Por: DJ “Zulu” TR.

Fan Page: Acorda Hip Hop – Trilogia

Comentários estão fechados.