Live: Theatro Municipal Palco Livre traz ‘Histórias de Primeiras Bailarinas’

Ana Botafogo e Claudia Mota

Na semana de comemorações do Dia da Bailarina, Ana Botafogo e Claudia Mota, primeiras bailarinas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro vão compartilhar histórias de bastidores, experiências da carreira, curiosidades do dia a dia e momentos marcantes da trajetória no Municipal.

Jesus Luz faz live no Morro do Vidigal para ajudar projetos Vidiga na Social e Basquete Cruzada

 

 

A live será nesta sexta-feira, dia 04 de setembro, às 19h, no Instagram do Theatro (@theatromunicipalrj).

 

Sobre Ana Botafogo:

 

Ana Botafogo é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro, onde começou desde criança seus estudos de balé. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri.

Apresentou-se ainda em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul. Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje. Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil)  na classe de “Comendador”, e a Medalha Pedro Ernesto. Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet, Ballet Nacional de Cuba,  Ballet da Ópera de Roma, entre outras.

Apresentou-se em quase todo o Brasil com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro além de outras Companhias e Academias de Ballet. Levou também para diversas capitais brasileiras os espetáculos Ana Botafogo In Concert, Três Momentos do Amor, Suíte Floral, e Isto é Brasil, este em companhia de Carlinhos de Jesus. Em 2011 comemorou 35 anos de carreira com o espetáculo Marguerite e Armand. A divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo levando sua arte para os diversos cantos do Brasil. Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão. Ana Botafogo é considerada pelo público e pela crítica uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos.

 

Sobre Claudia Mota:

 

Claudia Mota é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do RJ, interpretando todos os primeiros papéis do repertório clássico e contemporâneo da Companhia. Formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Escola oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diplomada pelo grande Maître cubano Fernando Alonso em Excelência da Técnica Cubana, recebendo um contrato para sua Companhia, o Ballet de Camagüey, Cuba.

Prêmio de Melhor Bailarina da América Latina, eleita pelo Conselho Latino-americano de Dança, Embaixadora Internacional da Dança pela UNESCO e também, Diplomada Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro.

Representa o Brasil em Galas Internacionais, como Gala Latino-americana em Assunção, Paraguay, Buenos Aires Ballet dançando em todas as principais cidades da Argentina, incluindo a capital Buenos Aires, Gala de Etoiles of Miami, Gala Grand Prix Vladimir Malakhov, na República Dominicana, entre outras. Partner de Iñaki Urlezaga, na turne Argentina do Ballet Concierto, com o ballet “Giselle”.

International Principal Guest Artist no Ballet Nacional Sodre, Uruguay, sob a direção de Julio Bocca, na grande produção do Ballet “La Bayadère, de Natalia Makarova, que lhe reconheceu como um dos maiores talentos brasileiros da dança dos últimos tempos.

Ministra Master Classes e workshops por todo o Brasil e em países como Argentina, Portugal no Conservatório Nacional de Dança e Annarella Escola de Ballet e Alemanha no Dortmund Ballet.

Embaixadora há 13 anos, da maior marca de sapatilhas do mundo, Gaynor Minden, pertencendo ao ranking principal como GMIcon.

Com sucesso de público e crítica, Claudia hoje alterna sua carreira de Primeira Bailarina, com a de agente de bailarinos brasileiros pelo mundo, dirigindo a CLAUDIA MOTA DANCERS AGENCY.

 

 

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Ana Botafogo e Claudia Mota em “Histórias de Primeiras Bailarinas”

Data: 04 de setembro – sexta – feira

Live às 19h

Instagram @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras

 

 

 

 

TAGS: Taty Zatto exibe barriga definida Que avião! Metrô de SP apresenta obras de artes Horóscopo Alto Astral de 31/08 a 6/09 Flavia Gabê lança clipe Tucuruvi lança seu enredo 2021 Shows gratuitos onLine no YouTube Hambúrguer artesanal Flor da Mina do Andaraí apresenta nova logo Cine África online Benefícios do Yoga Parceria musical Sexy e sensual Moda: Camiseta Manga Longa Gola V Theatro Municipal Palco Livre Nova logo do Império Serrano Raízes culturais É necessário renovar! Sucesso on-line Vai um cafezinho aí? Moda:Body preto tomara que caia

 

-Cláudia Tisato-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.