Live internacional: Babalawô Ivanir dos Santos bate-papo com o Prof. de Tradições Religiosas Africanas, Jacob Olupona

Dia 23 - quarta-feira, às 18h, ao vivo!

Encontro virtual com duas grandes referências, trazendo reflexões sobre as religiões tradicionais africanas. O bate papo inédito, será ao vivo, com tradução simultânea. Na próxima quarta (23), o Centro de Articulação Populações Marginalizadas (CEAP) irá realizar a Live “Religiões Tradicionais Africanas e a Globalização”. Transmitida pelo facebook do CEAP e do Profº. Ivanir dos Santos, a LIVE é fruto dos desdobramentos do evento “Encontro Entre os Saberes Tradicionais Africanos e Afro-brasileiros” realizado, em 2018 (em 25 e 26 outubro), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e organizado pelo CEAP.

Acertar ou Errar? Eis a questão! Eliana Amaral fala sobre erros e acertos

 

 

Coordenada pelo Profº. Drº Babalawô Ivanir dos Santos, tem por objetivo trazer e promover importantes reflexões sobre as religiões tradicionais africanas diante das transformações provocadas pelos processos de globalização. Ao vivo às 18h, no Rio de Janeiro (17h, em Boston), dia 23 – quarta. A tradução será feita por Carlos Alberto Medeiros – Doutorando em História Comparada e Ana Hortência Marinho Macedo, mestranda em Direito, pela  UFRJ.

“Acredito que o evento irá proporcionar importantes reflexões principalmente para os religiosos de matrizes africanas. O prof. Olopuna é uma sumidade no tema e sempre nos faz repensar sobre os aspectos sociais, político e econômicos e nos levar a compreender que tais “pontos” tem seus impactos também no campo religioso”, atesta Ivanir dos Santos.

De um lado Jacob K. Olupona – Prof. de Tradições Religiosas Africanas, com uma nomeação conjunta como Prof. de Estudos Africanos e Afro-Americanos na Faculdade de Artes e Ciências – BA, Universidade da Nigéria / MA, PhD, Boston University. Olupona, ingressou na Faculdade de Divindade e na Faculdade de Artes e Ciências em 2006, é notável pesquisador das religiões indígenas africanas. Seu atual estudo concentra-se nas práticas religiosas de cerca de um milhão de africanos que migraram para os Estados Unidos nos últimos 40 anos, examinando em particular várias populações que permanecem relativamente invisíveis no cenário religioso americano: “missionários reversos” que vieram para os Estados Unidos para estabelecer igrejas, pentecostais africanos em congregações americanas, ramos americanos de igrejas africanas independentes e comunidades religiosas indígenas africanas nos EUA. Suas pesquisas anteriores abrangeram espiritualidade africana e práticas rituais na África e nas Américas. No livro City of 201 Gods: Ilé-Ifè in Time, Space, and the Imagination, ele examina significado das crenças religiosas e as práticas permeiam a vida cotidiana. Seus outros livros incluem: Devoção Òrìsà como Religião Mundial: A Globalização da Cultura Religiosa Yorùbá, co editado com Terry Rey, e Realeza, Religião e Rituais em uma Comunidade Nigeriana: Um Estudo Fenomenológico dos Festivais Iorubás Ondo, que se tornou um modelo para pesquisa etnográfica. Em 2012, foi nomeado um dos Walter Channing Cabot Fellows de Harvard, por publicações ilustres. Serviu no conselho da Associação Africana para o Estudo da Religião. Em 2000, recebeu doutorado honorário em divindade da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e em 2007 recebeu a Ordem do Mérito Nacional da Nigéria. Em 2018, ele recebeu o Prêmio Martin E. Marty pela Compreensão Pública da Religião.

Ela bate um bolão! Rosangela de Jesus concorre a Musa do Brasileirão 2020

 

 

Do outro lado – Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos – Pós-doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ).  Pesquisador e coordenador de área de pesquisa no Laboratório de História das Experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Conselheiro Estratégia do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). O sacerdote vem há 40 anos atuando em prol das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidade contra o racismo e a intolerância religiosa, Ivanir dos Santos recebeu o prêmio International Religious Freedom (IRF), em julho de 2019. O Prêmio foi entregue pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos, entre muitos outras títulos.

 

 

Dia 23 – quarta

Ao vivo às 18h, no Rio e 17h, em Boston.

Trasmissão ao vivo

 

Facebook CEAP

https://www.facebook.com/ceap.rj

 

Face Babalawô Ivanir dos Santos

https://www.facebook.com/babalawoivanirdossantos

 

 

 

 

 

TAGS: Renda emergencial da Lei Aldir Blanc Projeto “InConto Marcado” Em Cima da Hora anuncia Rainha Já que é pra lacrar, ela lacrou! ALLU lança videoclipe “Cores” Mar, doce mar! Trio JANAJU Vigário Geral faz live Império da Tijuca escolhe hino Carla Rio e Pitú renovam parceriaHoróscopo Alto Astral de 14/09 a 20/09 Vizinha Faladeira Chave para transformar vidas Obras-primas de vidro, cor e história Quer casar comigo? Moda: Bermudas com barra dobrada Cantora e compositora Branka Darlin Ferratry é coroada rainha da ‘Sinfônica do Samba’ Sexy, charmosa e fatal! Evoluir e ajudar Thaeme e Thiago divulgam faixas inéditas Império Serrano realiza Super Live

 

-Rozangela Silva-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.