Leitura Dramatizada, ‘O MAMBEMBE’ de Artur Azevedo, no Theatro Municipal

Sala Mário Tavares - 04-11 às 19h

Em 1959, a atriz Fernanda Montenegro fez a primeira peça de seu próprio grupo no Rio de Janeiro, o Teatro dos Sete. E para a estreia, o texto escolhido foi O MAMBEMBE, de Artur Azevedo. Ainda no mesmo ano, a atriz com seu grupo, apresentou o espetáculo no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ensaio especial nas Bahamas, Viviane Bordin comemora sucesso do Diamond Brazil

 

 

E foi Artur Azevedo um dos maiores responsáveis pela construção da casa de espetáculos carioca, já que ele participou da campanha para a fundação do imponente Theatro Municipal que agora,  presta uma homenagem ao escritor, com o projeto Leituras Dramatizadas, na Sala Mário Tavares.

O Projeto ‘Leituras Dramatizadas’  visa resgatar e divulgar a memória do teatro nacional através de seus mais importantes autores e seus textos, contribuir para formação de plateia apresentando ao público textos clássicos da dramaturgia nacional, e ainda, mostrar novos grupos, companhias ou atores que já estão em atuação e merecem o devido reconhecimento.

Música nova e muita lambada, Banda Mambolada em “Noite Caliente”

A leitura do texto ‘O MAMBEMBE‘ de Artur Azevedo, no dia 04 de novembro, às 19h, será com a Companhia Teatral Queimados Encena. Com direção de Bia Oliveira, a encenação vai contar com os atores convidados: Stela Maria Rodrigues e Leandro Santanna que possuem importante representatividade no teatro, com vasta experiência, reconhecimento de público e crítica, além de premiados por suas destacadas atuações.

Para a abertura da noite, uma apresentação sobre o autor à plateia e uma pequena demonstração do texto, a fim de introduzi-los melhor à leitura. Em seguida, um bate papo com o diretor e os atores.

Denise Dias posa ultra sexy e fala do próximo Carnaval 2020

Curadoria, apresentação do autor e a mediação do bate papo é da jornalista Rogéria Gomes.

 

Sobre a curadora:

Rogéria Gomes: Jornalista, pesquisadora e especialista em jornalismo cultural, com atuação no programa ‘Rogéria Gomes Entrevista’, no canal do YouTube. Colunista cultural do portal Anna Ramalho, é também autora do livro ‘As Grandes Damas do Teatro Brasileiro’, uma referência na área.

*Bia Oliveira: Diretora, atriz, produtora e educadora. É Diretora da Companhia BIARTE, responsável por oficinas teatrais. Com uma trajetória de peso, contribui revelando novos talentos aos palcos e televisões brasileiras.

 

Sobre o Teatro dos Sete:

Em 1959, o diretor Gianni Ratto e os atores Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi deixam o Teatro Brasileiro de Comédia e se associam para fundar, no Rio de Janeiro, o Teatro dos Sete. A companhia estreia com O Mambembe, de Artur Azevedo. Marco na trajetória do Teatro dos Sete, O Mambembe alcança um nível de comunicação raro na história do teatro brasileiro. Segundo os críticos da época, um clima de alegria festiva tomava conta do público na estreia do espetáculo, reflexo da integração entre plateia e palco, onde os atores pareciam ter como subtexto seu próprio amor pelo teatro.

 

 

Serviço:

Leituras Dramatizadas – O Mambembe de Artur Azevedo

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Sala Mário Tavares

Endereço: Almirante Barroso, 14/ 16 – Centro – RJ

Data: 04 de novembro de 2019

Horário: 19h

Ingressos: grátis (distribuição de senhas, 1h antes do espetáculo)

Classificação: Livre

 

 

 

TAGS: SambaLive Vila Santa Tereza apresenta musas Exposição “Vestígios” no Centro Cultural Light Horóscopo Alto Astral de 28/10 a 02/11Projeto Criolice recebe Galocanto 1° Festival Literário em São Gonçalo Prévias dos Sambas-Enredo das escolas da Série A Império da Tijuca abre vagas para ala das crianças Acadêmicos da Diversidade já tem enredo! Aprenda a fazer duas amarrações de turbante Pré-Parada LGBT de Madureira lota palco do samba Curicica apresenta Sinopse 2020 Aprenda como misturar estampas florais com linho UPM seleciona negras e mulatas Ana Paula Evangelista se encontra com Quitéria Chagas Estácio de Sá já tem samba para 2020 MC Koringa se manifesta

 

-Cláudia Tisato-

Assessora de Imprensa

Comentários estão fechados.