Ivanir dos Santos participa da 1ª Conferência Internacional do Centre for Afrobrazilian Studies

Nigéria

Começou nesta semana, e vai acontece até o dia 6 de fevereiro, na Universidade Estadual de Lagos, na Nigéria, a 1ª Conferência Internacional  do Centre for Afrobrazilian Studies – LASUCAS / Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Lagos. As primeiras sementes para a construção e frutificação em Lagos, foram plantadas no ano passado quando o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos coordenou uma pequena comitivas composta por intelectuais negros, cineastas e religiosos, para uma incursão religiosa (adeptos das religiões de matriz africana), intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a Nigéria.

Bonita e Sexy! Laynara Telles intensifica cuidados com o corpo às vésperas do Carnaval

 

 

O encontro de 2019, que aconteceu quase na mesma época, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, contou também  com o apoio e coordenação do Prof. Dr. Tayo Ajayi, Prof. Dr. Harrison Adeniyi e do apoio e cooperação do PANAFSTRAG (Grupo Pan Africano de Pesquisa Estratégica e Política), através do Gen. Ishola Willians. A proposta, que parecia “tímida” e “embrionária”, ganhou forma e corpo no decorrer do ano de 2019, e alcançou a adesão e o desejo de vários pesquisadores africanos e afro- diáspora para a concretização.

“Fruto de um esforço coletivo, entre os professores e pesquisadores da Universidade do Estado de Lagos e pesquisadores brasileiros. Esforços esses, que são possíveis de ser mensurados através de todas a organização do evento. E não tenho duvidas de que está em contato com uma universidade africana, tal como é a Universidade do Estado de Lagos, irá possibilitar aos participantes uma redimensão sobre as formas dever, enxergar e interpretar a África”, completou Ivanir dos Santos.

Sábado(08) é dia de curtir Belo na 021 Hall, na Barra da Tijuca

 

 

Tendo como tema central: “AFRICA/BRAZIL: SHARING UNDERSTANDING ON THE BLACK DIASPORA IN THE NEWWORLD”, a 1ª Conferencia Internacional do Centre for Afrobrazilian Studies (LASUCAS), reuniu vários pesquisadores, de diversas universidades, dentro e fora do continente africano, que se debruçam sobre temas sobre as”africanidades” para que juntos possam pensar e construir estratégias em prol de um estreitamente do laços entre as comunidades africanas e os afro-descentes, principalmente no Brasil. Além da Conferencias haverá uma reunião entre o sacerdote Ivanir dos Santos,  junto com o PANAFSTRAG (Nigéria) para arealização do II COLOFEST, em conjunto com CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), que acontecerá em novembro, na cidade do Rio de Janeiro em 2020.

“Não tenho duvidas que o trabalho que iniciamos em 2019 terá ainda mais frutos e irá reverberá para além das nossas expectativa. A 1ª edição da Conferência Internacional  do Centre for Afrobrazilian Studies (LASUCAS) é mais concreta prova de que é possível sim,  fortalecer nosso laços com as universidades africanas, ainda mais quando existe um empenho e força e de vontade, e logo todas as barreiras são vencidas”, completou Ivanir, que virou um dos maiores símbolos de resistência contra as violações aos direitos humanos no Brasil, e vem há décadas colocando em foco e revitalização da histórica de matrizes africanas, assim como o combate à intolerância religiosa.

 

 

 

TAGS: Caciqueando na avenida Pré-Carnaval do Salgueiro Anny Alves esbanja simpatia Amanda Andrade estreia como rainha Sustentabilidade corporativa Lierj divulga nota Apoio que vale ouro! Brilho por cima de uma camiseta é a cara do Verão Quanto maior, melhor! Tratamentos odontológicos de alta tecnologia Liesb: Desfiles da Intendente Magalhães Foco nela! Salve o candomblé! Horóscopo Alto Astral de 27/01 a 02/02 Anny é coroada Rainha do Império Serrano Flavia Bonato apresenta NY para os pais Filipe Ferreira arrasa na maquiagem

 

-Rozangela Silva-

Assessoria de Imprensa

Comentários estão fechados.