Portal AL
Subscribe
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
No Result
View All Result
Portal AL
No Result
View All Result
Home Notícias

Hora de mandar esse mal para bem longe! Sharecare dá dicas de como liderar com a ansiedade no trabalho

Anderson Lopes by Anderson Lopes
janeiro 12, 2021
in Notícias
0
Hora de mandar esse mal para bem longe! Sharecare dá dicas de como liderar com a ansiedade no trabalho
306
SHARES
2.3k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O ano de 2020 foi, indubitavelmente, um ano atípico. O início do ano nos faz efletir sobre os desafios que enfrentamos e, também, sobre novas maneiras de combatê-los. Embora a Covid-19 seja um tópico central do momento, outros problemas também merecem nossa atenção — e podem estar diretamente relacionados à pandemia. A ansiedade no trabalho é um deles.

Búzios, o paraíso é aqui! Ana Paula Evangelista aproveita a Saint-Tropez brasileira e exibe corpão

 

 

Além de prejudicar a saúde mental da equipe como um todo, a ansiedade é um foco importante de gastos nas empresas. Controlá-la é, portanto, mais do que uma medida de saúde: é também uma estratégia econômica, que engloba a gestão de riscos e o departamento de Recursos Humanos (RH) das empresas. Neste artigo, a Sharecare, empresa líder em inovação e digitalização da saúde, explica a  importância do combate à ansiedade no trabalho e apresenta boas estratégias que podem ser empregadas nesse desafio.

 

O contexto da ansiedade durante a Covid-19

Atualmente, a saúde mental e a Covid-19 são temas indissociáveis. Por um lado, o agravamento da ansiedade pode aumentar os gastos em saúde e comprometer nossa produtividade — dois resultados que queremos afastar ao máximo durante a pandemia. Pelo outro, a infecção pelo coronavírus pode estar relacionada ao agravamento ou surgimento de quadros psiquiátricos, direta ou indiretamente.

Mesmo antes da Covid-19, a ansiedade no trabalho já era um tema que ganhava espaço nos holofotes. Em 2018, por exemplo, constatamos que a ansiedade crescia cerca de 2 vezes mais rápido do que outras doenças. Além disso, funcionários com transtornos mentais faziam 6 vezes mais visitas ao pronto-atendimento do que a população em geral. Esses dados levaram a ansiedade ao topo das prioridades das empresas.

Por esse motivo, a pandemia pela Covid-19 foi considerada um fator agravante sobreposto a uma situação que já despertava preocupações. Em junho de 2020, uma pesquisa da Willis Towers Watson evidenciou que 61% dos funcionários relatavam um aumento de ansiedade com a pandemia. Esse número sobe para alarmantes 92% quando analisamos apenas os empregadores.

Nesse contexto, o combate à ansiedade se torna outro desafio, paralelo ao combate à Covid-19. Controlar os estressores no trabalho pode ser uma estratégia a curto, médio e longo prazo — e trazer resultados tanto na gestão em saúde quanto na produtividade geral da equipe.

 

A relação entre estafa mental e ansiedade no trabalho

Existem diversos fatores, presentes na pandemia, que explicam o aumento no nível de estresse: a incerteza, o medo de demissão e a redução nas possibilidades de lazer são exemplos claros, que afetam diretamente a saúde mental. Eles são considerados, no entanto, fatores não-modificáveis, intrínsecos à pandemia, para os quais há pouco a se fazer.

Existe um fator, no entanto, que está ao alcance das empresas: a estafa mental. É inevitável que as circunstâncias exigem uma redução nos gastos e a manutenção da produtividade — o que pode levar, inevitavelmente, à sobrecarga dos funcionários da empresa. Esta é considerada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos principais fatores de risco para a saúde mental no trabalho.

Por esse motivo, o controle da estafa mental pode ser um dos principais focos de combate à ansiedade no trabalho. Estratégias cotidianas, como a flexibilização de horários e o feedback contínuo dos funcionários, pode trazer bons frutos à redução do estresse.

Além disso, podemos controlar fatores que contribuem para aumentar o estresse: a lista da OMS também coloca, por exemplo, as falhas de comunicação e a falta de clareza nas atribuições como fatores de risco para a ansiedade no trabalho.

 

O papel do RH no combate ao estresse

Contornar a ansiedade no trabalho é uma tarefa multidisciplinar, que envolve várias áreas da empresa. Destacamos como a gestão de saúde deve se preocupar com o estresse, devido ao seu impacto direto nos gastos em saúde e ao próprio crescimento da ansiedade; no entanto, outro grande setor envolvido no combate à ansiedade é o RH.

Afinal, como mencionamos, os atritos pessoais, a sobreposição de tarefas e as falhas na comunicação encabeçam os fatores de risco para a ansiedade no trabalho. Esses dados nos sinalizam que, na maior parte das vezes, é possível minimizar esses fatores investindo no diálogo e na organização.

Nesse sentido, o setor de RH se torna fundamental para atribuir com clareza e objetividade as tarefas de cada funcionário. Também é papel desse departamento a resolução de conflitos internos e o combate ao bullying dentro da empresa.

É fundamental que tais ações sejam vistas por uma perspectiva mais ampla do que apenas um investimento na autoestima do colaborador: afinal, elas também são consideradas medidas de saúde, e trazem implicações financeiras e produtivas à empresa.

 

Como manter a saúde e o bem-estar para a equipe

Reduzir o nível de ansiedade no trabalho, especialmente durante e após a pandemia pela Covid-19, pode parecer um grande desafio. No entanto, já contamos com estratégias consolidadas para a redução do estresse no ambiente de trabalho.

A seguir, traremos 3 passos que podem ser seguidos para lidar com a ansiedade no trabalho. Embora eles sejam especialmente importantes no período excepcional pelo qual estamos passando, podem também ser aplicados a outros momentos. Confira a seguir.

 

1. Realize um mapeamento da sua população

O primeiro passo para estabelecer uma estratégia eficaz no combate à ansiedade no trabalho é justamente conhecer o perfil de seus colaboradores. Dentre os dados que podem ser levantados estão a percepção do nível de estresse, possíveis causas para ele e a evolução desse nível ao longo do tempo.

Com esses dados, conseguimos identificar quais fatores podem estar causando um aumento no estresse da população; além disso, cruzando com outros dados do plano de saúde corporativo, podemos identificar se há a correlação do estresse e outras variáveis — como visitas ao pronto-atendimento ou a exacerbação de doenças crônicas.

 

2. Esclareça os caminhos e objetivos

Uma vez identificados os fatores que levam ao aumento do estresse, é preciso realizar um planejamento de controle desses fatores. Esse planejamento leva em conta, por exemplo, quais deles são modificáveis e o custo-benefício da implementação de novas medidas.

É preciso ter em mente, também, os objetivos principais da intervenção. Redução na percepção subjetiva de estresse laboral e nas agudizações de quadros psiquiátricos são exemplos de métricas que podem ser observadas. Com isso, você conseguirá, longitudinalmente, verificar se suas intervenções foram eficazes no combate à ansiedade no trabalho.

 

3. Garanta apoio profissional

Dada a complexidade do tema, é natural que o desafio pareça ser maior do que ele realmente é. Mensurar os níveis de ansiedade, correlacioná-los com outros dados e elaborar estratégias de intervenção eficazes são tarefas complexas, que envolvem várias áreas da empresa. Felizmente, temos décadas de estudos e metodologias consolidadas que podem ajudar nesse trabalho.

Na Sharecare, contamos com uma solução específica para a saúde mental. Com ela, realizamos uma avaliação completa do perfil de condições emocionais da população da empresa, estratificando níveis de gravidade e integrando o apoio a esses pacientes. Dentre nossas principais metas estão a redução de custos médicos, o aumento na qualidade de vida dos beneficiários e a melhora na produtividade da empresa.

A ansiedade no trabalho é um problema global, que impacta diretamente nos custos em saúde e na produtividade das empresas. Além de evidenciarmos um aumento em seus níveis nos últimos anos, a sobreposição com a pandemia pela Covid-19 pode agravar ainda mais o problema. Felizmente, contamos com métodos cada vez mais modernos e sofisticados para combater o estresse no ambiente laboral.

 

Sobre a Sharecare:

 

A Sharecare é a empresa líder mundial na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada. Somos especialistas em reduzir riscos e custos em grandes populações corporativas.

 

 

Related articles

Aceleração da pandemia leva o Hopi Hari alterar data de programação em razão do Plano SP

Conquistando seu espaço pelo Brasil, grupo da Visão grava primeiro clipe “Mente Rara”

 

 

TAGS: Calendário de vacinação contra Covid-19  Ordem dos desfiles das escolas de SP  Horóscopo Alto Astral de 11/01 A 17/01  Suspensório masculino volta com força total!  Chopp Votus  Mastruz com Leite lança segunda parte do DVD  Ângela Bismarchi conta seus planos e desejos  Bar do Zeca Pagodinho decide adiar shows  Férias no Centro Cultural Light  Pastor Renan Lopys leva esperança e fé  Capela Nossa Senhora da Conceição de Niterói  Evolução meteórica Primeiro  Fim de festas! O que vestir no Verão?  Musical infantil “Criando Asas”  Adeus, ano velho!  Juliana Diniz se prepara para o Ano Novo  Wallace Guedes é o novo Muso da Lins Imperial  Jornalista Anderson Lopes fala sobre seu Ano Novo  Sua marca no TikTok  Entrevista extraordinária com Ana Botafogo  Logo da Estação Primeira de Mangueira

 

-Sueli Gomes-
Diretora Comunicação Corporativa

 

 

 

 

Tags: AnsiedadeBrasilCarnaval 2021FamososHoróscopoRio de janeiroSão Paulo
Previous Post

Búzios, o paraíso é aqui! Ana Paula Evangelista aproveita a Saint-Tropez brasileira e exibe corpão

Next Post

Diretamente do carnaval, Alê Medeiros lança seu Canal no YouTube

Related Posts

Aceleração da pandemia leva o Hopi Hari alterar data de programação em razão do Plano SP
Notícias

Aceleração da pandemia leva o Hopi Hari alterar data de programação em razão do Plano SP

março 6, 2021
Conquistando seu espaço pelo Brasil, grupo da Visão grava primeiro clipe “Mente Rara”
Notícias

Conquistando seu espaço pelo Brasil, grupo da Visão grava primeiro clipe “Mente Rara”

março 6, 2021
MOVIRIO Festival – edição verão 21: a dança vai tomar conta de diversos pontos do Rio e Niterói de 07 a 28 de março
Notícias

MOVIRIO Festival – edição verão 21: a dança vai tomar conta de diversos pontos do Rio e Niterói de 07 a 28 de março

março 6, 2021
Live! “Piazzolla: Vida e Obra” é o tema da #AulaEmCasa do Theatro Municipal  RJ
Notícias

Live! “Piazzolla: Vida e Obra” é o tema da #AulaEmCasa do Theatro Municipal RJ

março 7, 2021
Relações de Gênero: ‘Te Falo com Amor e Ira’ estreia dia 20 de março
Notícias

Relações de Gênero: ‘Te Falo com Amor e Ira’ estreia dia 20 de março

março 5, 2021
Bia Ramos faz ensaio fotográfico exaltando o empoderamento feminino na semana do seu aniversário
Notícias

Bia Ramos faz ensaio fotográfico exaltando o empoderamento feminino na semana do seu aniversário

março 5, 2021

Recommended

Grupo Especial: Frisas para domingo e segunda-feira estão esgotadas, só restam C e D – segunda e sábado das campeãs

Grupo Especial: Frisas para domingo e segunda-feira estão esgotadas, só restam C e D – segunda e sábado das campeãs

janeiro 7, 2019
Sobre as bençãos do Senhor, Tijuca realiza penúltimo ensaio de rua com a presença de padre Omar

Sobre as bençãos do Senhor, Tijuca realiza penúltimo ensaio de rua com a presença de padre Omar

fevereiro 14, 2019

Popular Post

  • É tempo de dizer basta. Combate à Intolerância Religiosa vem ganhando força no Brasil

    É tempo de dizer basta. Combate à Intolerância Religiosa vem ganhando força no Brasil

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Agora é pra valer! Nubia Oliiver nua da cabeça aos pés em estréia no OnlyFans

    321 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Após ter conta hackeada, perfil do Instagram de Elisa Sanches está de volta!

    319 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Elisa Sanches mostra que vem com tudo em 2021

    319 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Futebol solidário de Queimados conta com participação da atriz Elisa Sanches

    316 shares
    Share 126 Tweet 79
Portal AL

Anderson Lopes é carioca, jornalista e apaixonado por carnaval. Bebe nas fontes do samba, explorando e indo em busca do som dos tamborins e das serpentinas que vestem o carnaval brasileiro, tornando-o um expert sobre a história e evolução da folia brasileira.

Sobre o portal

  • Quem é Anderson Lopes?
  • Patrocinadores e Parceiros

Editorias

© 2021 - Portal Anderson Lopes. Todos os direitos resrrvados.
Uma solução Tecnoinvest.

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

© 2021 - Portal Anderson Lopes. Todos os direitos resrrvados. Uma solução Tecnoinvest.