Estreia! Projeto celebra o dia 2/11, e reúne as três maiores Rodas de Samba do bairro: Sambastião, Gloriosa Roda de Samba e Pagode do Time de Crioulo

Dia Nacional do Samba, na Glória

O Bairro da Glória concentra hoje três das principais rodas de samba da cidade. Bairro boêmio, reduto de sambistas ilustres como Jackson do Pandeiro, Wilson das Neves, Ataulfo Alves, Mario Lago, Clementina de Jesus, Aracy de Almeida, Paulão 7 Cordas, Moacir Luz, Toninho Gerais, e ainda Edson Cortes, Lula Matos e Anderson Baiaco, precursores da ideia da primeira Roda de Samba no bairro, em 2003.

Veja também: Termina hoje, 4ª edição do Novembro Negro do IFFluminense de Itaperuna

 

 

Palco da celebração dos 100 do Samba, do Projeto Batuque da Boa, território de transição, entre a Lapa, Santa Teresa, Flamengo e Catete. No arborizado bairro da Glória, acontecem atualmente cerca de 50 Rodas de Samba por ano, de janeiro a dezembro, em espaços públicos e privados, mobilizando cerca de 35 mil pessoas.

De acordo com a pesquisa realizada, pela Rede Carioca de Rodas de Samba, em 2016, a Gloriosa Roda de Samba, o Sambastião e o Pagode do Time de Crioulo são responsáveis por 60% destas edições, mobilizando cerca de 1,5 milhões de reais por ano, em consumo direto e indireto, na cadeia produtiva que gira entorno de cada evento.

Clica aqui: Verão 2019! Em forma, Carol Picchi posa em treino ao ar livre e adere a Wolf Fit

 

 

As Rodas de Samba existentes no bairro, são Patrimônios Culturais da cidade, que impactam de forma significativa no desenvolvimento socioeconômico do território, atraindo visitantes e gerando mais de mil postos de trabalhos ao longo do ano. Por este motivo, destacado a importância do samba na história do local, agentes culturais, sambistas, moradores do bairro resolveram unir esforços para valorizar essas iniciativas e propor a celebração do Dia Nacional do Samba.

Marcelo Santos – Coordenador da Rede Carioca de Roda de Samba e morador do bairro, afirma: “Vamos reunir todos os sambistas, moradores e frequentadores, para ressaltar a importância das matrizes do samba, na formação da identidade cultural do território. Todos os anos, em dezembro, a partir desta data, celebraremos nossa Majestade o Samba, no bairro da Glória”.

Dê uma olhadinha: Cria da comunidade Cidade de Deus, Dj Xande mostra performance e auto astral no mundo inteiro

“Faremos uma belíssima homenagem aos músicos, compositores e produtores, que através das rodas de samba, choros e blocos de carnavais, fizeram e fazem deste bairro um celeiro de bambas, criativos, que compõem e cantam sambas em verso e prosa. Uma cultura genuinamente brasileira, de matriz africana, que merece respeito e reconhecimento público”

avalia Wilson Guedes, presidente da Associação de Moradores AMA – Glória.

Com apoio da Associação de Moradores e Amigos da Glória (AMA – Glória), realizam um grande encontro, dia 2 de dezembro, a partir das 13h. Aberto ao público.

Dia Nacional do Samba na Glória

 

Roda de samba com a Gloriosa, Sambastião e Time de Crioulo

2 de dezembro | domingo | a partir das 13h

Entrada Gratuita | Feira Popular da Glória

Av. Augusto Severo, s/n – Glória – RJ

Informações: 21 98031 0809

Evento no Facebook: http://bit.ly/DiadoSambanaGloria

Realização: Gloriosa, Sambastião e Time de Crioulo

Apoio Cultural: Associação de Moradores e Amigos da Glória / Coletivo Sindicato do Samba / Rede Carioca de Rodas de Samba

 

TAGS: Shayene Cesário brilha em ensaio na comunidade  Tradição divulga o vídeo de gravação do samba-enredo 2019  Festa a Fantasia Beneficente em Prol do Projeto Vida Criança Feliz  Horóscopo Carnavalesco – semana de 26/11 a 2/12  Saia longa, ideal para um look cheio de estilo!  Quitéria Chagas  Atores se reúnem para pré-estreia da web série Meu Pop Star  Guerreiros de Jacarepaguá apresenta samba vencedor para 2019  A crise do Carnaval Carioca só aumenta  Denise Dias posa sexy em Dubai  Concurso da Corte Real do Carnaval Rio 2019 é prorrogada  Ana Paula Evangelista sobe no palco em show de Carlinhos Maia  Lexa chega causando no ensaio de rua da Mocidade  Mês da consciências negra Império Serrano promove Roda de Conversa dos Passistas  Parceria de Igor vence o concurso de samba-enredo da Tradição Espanha já tem a sua corte de carnaval Estácio participa de encontro internacional de jovens do Cone Sul Independentes de Olaria inicia ensaios de comunidade no sábado, 17 UPM completa 61 anos com feijoada solidária e coroação da rainha de bateria Roberta Espinosa comemora parceria com Universal Music 

 

– Rozangela Silva –

Assessoria de imprensa

Comentários estão fechados.