Dignidade humana: Teto Brasil promove 5a edição do ‘Cidade em Foco’

Debates e reflexões sobre Direito à Cidade

Muito se fala sobre como a pandemia escancarou as desigualdades presentes na nossa sociedade, mas ainda pouco se propõe sobre o que fazer para transformar essa realidade escancarada. Por isso, em outubro, mês urbano e véspera de eleições municipais, a TETO Brasil promove o Cidade em Foco. O evento tem como compromisso, além de promover debates e reflexões sobre Direito à Cidade, construir uma carta-proposta convocando candidatos e candidatas a priorizarem o básico em seus mandatos: direito à moradia, acesso à água, saneamento, segurança alimentar e participação popular.

Obrigado Deus! Unidos de Manguinhos divulga logo do enredo em homenagem à Maria Helena

 

 

A carta terá como base a precarização do Direito à Cidade, que foi agravada e evidenciada pela pandemia da COVID-19, e será escrita a muitas mãos, a partir da fala e perspectiva das comunidades, com o apoio do voluntariado da TETO Brasil. Após o encontro, para que ela chegue até as candidaturas, a organização se compromete a enviá-la via plataformas digitais e conta com o apoio de outras organizações sociais para isso.

Essa iniciativa é também uma forma da TETO potencializar um movimento maior que tem acontecido durante o período eleitoral, no qual diferentes organizações vêm se mobilizando na formulação de cartas e recomendações que apoiem governantes e futuros governantes na construção de cidades verdadeiramente justas e democráticas. Entre essas iniciativas, fazem parte, por exemplo, Agenda Marielle FrancoEleições pelas Cidades JustasConselho Nacional da Saúde, e Programa Cidades Sustentáveis.

Trio Sertanejo: Projeto resgata grandes sucessos da história do Trio Parada Dura

O Cidade Em Foco 2020 acontecerá no sábado, 31 de outubro. Será um evento virtual com tema principal “As Cidades que queremos no pós-pandemia”, e contará com voluntários e referências comunitárias de todos os estados em que a TETO Brasil atua (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco).

 

 

Além disso, guiarão as reflexões do evento:

Tauá Pires – Oxfam

Bethânia Boaventura – University College London (UCL)

Rodrigo Faria Iacovini – Escola da Cidadania, Instituto Pólis

Rafael Poço – Despolarize

 

 

Os quatro objetivos estratégicos do Cidade em Foco são:

  1. Produção de uma carta-proposta a ser entregue para candidatos/candidatas às  eleições municipais de 2020.
  2. Formar e abrir espaços de reflexão com os moradores e moradoras das favelas, acerca da problemática do Direito à Cidade.
  3. Fortalecer a imagem institucional da TETO Brasil como uma organização que incide politicamente, lado a lado com a comunidade.

 

 

Para inscrever-se no Cidade Em Foco 2020, evento gratuito, acesse: http://bit.ly/cidadeemfoco

As cartas propostas estarão disponíveis para a pressão do público através da plataforma de pressão do NOSSAS/Bonde a partir do dia 31/10. 

 

 

Sobre a TETO Brasil:

Por meio de uma metodologia de trabalho própria, a TETO apoia o fortalecimento de capacidades comunitárias, engajando moradores que vivem em comunidades precárias e jovens voluntários a trabalharem em conjunto na geração de soluções concretas que proporcionem melhorias nas condições de moradia e habitat destes territórios.

A pandemia do novo coronavírus intensificou a desigualdade. O medo de contrair, transmitir e morrer pelo vírus também trouxe famílias cada vez mais isoladas de direitos básicos como água, saneamento e até mesmo alimentação. Por isso, revisamos nosso jeito de trabalhar. Atualizamos nossos projetos. E, lado a lado das comunidades, nos comprometemos a construir muito mais do que moradias de emergência. Vamos construir projetos de infraestrutura e prevenção sanitária que atendam às necessidades levantadas.

Para saber mais sobre o trabalho da TETO Brasil na mitigação dos efeitos da COVID-19 visite www.tetobrasil-covid19.org.br

 

 

 

 

TAGS: Novembro Laranja Racismo estrutural na peça ‘Anjo Negro’  Horóscopo Alto Astral de 26/10 a 01/11 Em Cima da Hora reabre em novembro Concurso Rainha Revista Feras 2021 Imperatriz Leopoldinense homenageará Arlindo Rodrigues Cinema Negro Zózimo Bulbul Cinco anos da revista Diamond Brazil 44º Mostra Internacional de Cinema de SP Prefeitura do Rj libera quadras de escolas de samba Dia Nacional da Consciência Negra Samba da Feira está de volta Programação Bar do Zeca Pagodinho Ronaldo Gomes grava música Prêmio Light nas Escolas Olha cobra! É verdade! Gyselle Soares vira bruxinha Moda: Calça Clochard jeans Saúde da Mulher YouTube: ‘Aqui Tem Fofoca’ Renovar é preciso!

 

-Best Comunicação-

 

 

 

 

Comentários estão fechados.