Desafio e sucesso: balé no tempo de pós-pandemia no Theatro Municipal Palco Livre

#CULTURAPRESENTE

Iñaki Urlezaga, primeiro bailarino do Royal Ballet do Covent Garden é o convidado de André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sábado de muito forró, Banda Rastapé fará Live ao vivo na Tv Alterosa!

 

 

Eles vão falar sobre os desafios da dança em tempos de pós-pandemia. Quais os caminhos a seguir daqui pra frente? Veja na live, na próxima terça-feira, dia 18 de agosto, às 15h, no Instagram do Theatro Municipal (@theatromunicipalrj).

 

 

Sobre André Heller-Lopes

 

O diretor artístico do Theatro Municipal, André Heller-Lopes, é um grande divulgador da ópera e de novos talentos no Brasil. Professor da UFRJ, PhD pelo Kings College London, André se especializou na Royal Opera House de Londres, na Ópera de São Francisco e no Metropolitan Opera de Nova York. Dirigiu óperas e concertos por todo o Brasil, 8 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Portugal, Estados Unidos, Áustria, Inglaterra, Polônia, Malásia, Alemanha, França, Argentina e Uruguai. Em 2013, a revista internacional “Opera”, do Reino Unido, dedicou um perfil de nove páginas ao seu trabalho.

Dentre as produções que levaram sua assinatura encontram-se Salomé, Nabucco, A Valquiria, O Diário do Desaparecido, Savitri, Don Pasquale, Idomeneo (Theatro Municipal do Rio e CCBB-RJ), Die Walküre, Götterdämmerung, La Fille du Régiment, Falstaff, Samson et Dalila, Der Rosenkavalier, Adriana Lecouvreur e Andrea Chenier (Theatro Municipal de São Paulo, Teatro São Pedro e OSESP), Hansel e Gretel, Trouble in Tathiti, A Bela Adormecida e Nabucco (Lisboa); Tosca e Eugene Oneguin (Salzburgo); Manon Lescaut, Rigoletto, Jenufa e Don Pasquale (Buenos Aires;) Tristão e Isolda e Medea, em Manaus; Macbeth e Ariadne auf Naxos, em Montevidéu; Rigoletto e Lucia di Lammermoor (Belo Horizonte).

No Rio de Janeiro, no Parque Lage, encenou ao ar livre e com entrada franca A Midsummer’s Night Dream – espetáculo patrocinado pelo prêmio internacional Britten 100 Award e pelo British Council – que acabou indicado para o Opera Awards de 2014, o “Oscar da ópera”.

 

Sobre Iñaki Urlezaga

 

IÑAKI URLEGAZA é diretor e coreógrafo. Natural de La Plata, onde iniciou seus estudos, Iñaki, em pouco tempo ingressou para “Art Institute” do Teatro Colón, em Buenos Aires, e aos 10 anos recebeu uma bolsa para a escola do “American Ballet”, onde permaneceu por alguns anos.

Sua carreira profissional começou em 1991 como bailarino principal no “Argentinean Theatre of La Plata” e em 1995, a convite do Mr. Anthony Dowel, ingressou no “Royal Ballet”, em Londres, onde se firmou como bailarino principal até 2005.

Em outubro de 2005, a convite do Mr Ted Brandsen, se tornou o principal “guest danser” do “Dutch National Ballet Dancer”, na Holanda, estreando, em 2006, com o ballet “O Lago dos Cisnes” e seguindo como guest em todas as temporadas. Em sua carreira de bailarino, além de trabalhar com nomes renomados na dança, interpretou os principais papéis dos mais variados ballets e se apresentou nos mais importantes palcos e festivais do mundo. No ano de 2003, paralelamente a sua de bailarino principal, iniciou a carreira de coreógrafo. Seus trabalhos já foram dançados em grandes teatros e por Cias renomadas.Recentemente, Iñaki Urlezaga, abrilhantou, com sua coreografia “The Queen of The Spades” para o Yacobson Ballet, em São Petersburgo, a celebração dos 225 anos de Alexander Puskhin. Essa produção estará em cartaz na próxima temporada do “The Bolshoi Theater”.

 

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam André Heller-Lopes e Iñaki Urlezaga  em Desafios: Balé no Tempo de Pós- Pandemia

Data: 18 de agosto – terça-feira

Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras

 

 

 

 

TAGS: Mussum será da Lins Imperial! Sai pra lá, frustrados! ‘Neurose de Mim’ Sececrj lança o podcast Cultura Presente Vilma Rosa se prepara para nova turnê Horóscopo Alto Astral de 10/08 a 16/08 Shows gratuitos no Formato Drive In Histórias por Telefone Delícia de pecado! Empresário faz sucesso na internet Lazer popular Dra. Virgínia Rezende Laura Finocchiaro lança single “ASFIXIA” Gyselle Soares comemora sucesso Garras do Tigre se filia a Liga LIVRES RJ Intercâmbio cultural entre paises 51 com corpinho de 30 É pra arrasar! Blazer e short jeans Carnaval 2021 de São Paulo foi adiado para maio Cineasta africano Flora Gomes

 

-Cláudia Tisato-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.