Debate ao vivo: Babalawô Ivanir dos Santos recebeu Thaíde em live no Facebook

Igualdade para todos

Com o tema Corpo Fechado, Ivanir dos Santos, que dispensa apresentações, recebeu em sua página no facebook outra figura notória: Thaíde. Emblemático, Ivanir dos Santos é Professor;  Pós-doutorando em História Comparada (UFRJ), Babalawô; interlocutor da CCIR, entre outros créditos. Do outro lado, uma referência no cenário musical: Thaíde – rapper, compositor, produtor, apresentador e ator. Natural de São Paulo, vem promovendo reivindicações políticas, econômicas e sociais através da sua música.

Rapper Dirty Lion lança videoclipe no YouTube ‘Não me Segue’, seu novo single

O debate, ao vivo, levou um pouco mais de 1h, com em torno de 140 ouvintes, transcorreu leve e com troca de ensinamentos. Foi consenso dos dois que é preciso não abandonar a luta, referido ao povo preto e sua história. A conversa pontuou as muitas formas que o racismo se apresenta, pelas armadilhas construídas pela sociedade. Rememoram quando o samba, a capoeira e o rapper foram marginalizado e perseguido. Thaíde alegou que vem se se reinventado, vendo novos caminhos e preocupado com a comodidade, se superando com novas ideias e estudos em fase de pandemia. “Pra essa nova rapaziada, essa nova geração que estão aí, é pra tomar cuidado, estudem, se informem…”, sugere o músico e conclui “Hoje estamos muito mais atentos…”.

A live contou com muitas participações nos comentários, como o Grupo de Estudos Consciência e Realidade: Igualdade Racial em Pauta, que escreveu “Parabéns pela live”. Além de Wuelerson Borghetti e Silva, que atestou “Que papo bacana, rico de informações, inteligente, parabéns Thaide, um salve para o Xuxa da Comunidade do Samba de Mauá”.

Desafio e sucesso: balé no tempo de pós-pandemia no Theatro Municipal Palco Livre

Encontros como esses reforçam que o empoderamento negro chega forte, através da sua cultura e intelectualidade. “Nessa semana nossos debates nas lives levam para muita reflexão, como a fala contundente hoje, de Thaíde. Recebo ainda dois outros representantes veteranos, fechado a semana emoldurado por culturas de grande representação.”

No sábado, é a vez de receber Marquinhos de Oswaldo Cruz, veterano sambista reconhecido pela luta histórica de preservar as matrizes do samba e seus costumes no Projeto Trem do Samba e Feira das Yabás. O Tema não poderia ser outro: Trem do Samba, pelo face do Prof. Ivanir dos Santos. Dia 15 (sábado) – às 14h –  https://www.facebook.com/babalawoivanirdossantos

 

 

Sábado de muito forró, Banda Rastapé fará Live ao vivo na Tv Alterosa!

“Cada encontro fortalece as nossas construções sociais por uma sociedade melhor, onde cada conversa traz a experiência que construímos em nossas trajetórias”, finaliza Ivanir dos Santos.

 

 

 

 

TAGS: Mussum será da Lins Imperial! Sai pra lá, frustrados! ‘Neurose de Mim’ Sececrj lança o podcast Cultura Presente Vilma Rosa se prepara para nova turnê Horóscopo Alto Astral de 10/08 a 16/08 Shows gratuitos no Formato Drive In Histórias por Telefone Delícia de pecado! Empresário faz sucesso na internet Lazer popular Dra. Virgínia Rezende Laura Finocchiaro lança single “ASFIXIA” Gyselle Soares comemora sucesso Garras do Tigre se filia a Liga LIVRES RJ Intercâmbio cultural entre paises 51 com corpinho de 30 É pra arrasar! Blazer e short jeans Carnaval 2021 de São Paulo foi adiado para maio Cineasta africano Flora Gomes

 

-Rozangela Silva-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.