Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Criatividade: como fazer diferente onde tudo parece já ter sido feito

Conectar ideias

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
dezembro 30, 2022
Em Sem categoria
0
Criatividade: como fazer diferente onde tudo parece já ter sido feito
318
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Por Mateus Tamborlin, publicitário e gerente de Estratégia de Comunicação e Marca da agência Seven Comunicação Total, de Blumenau (SC)

 

A criatividade é o principal instrumento de trabalho do publicitário, afiada com conhecimento, atualização, observação da sociedade e com a prática constante de procurar suprir necessidades ainda desconhecidas. Em essência, é a capacidade de inventar algo novo. Mas, é possível criar algo totalmente diferente em um mundo onde parece que tudo já foi feito? Nem sempre. No entanto, ainda dá para buscar novas fórmulas.

Leia também

É hoje! Caminhos da Reportagem aborda cultura popular e sincretismo religioso na Festa de São Jorge

Marquinhos Sensação e Quintal da Magia são atrações do Cacique de Ramos no feriado do Dia do Trabalhador

Gosto do conceito trazido no livro “Roube Como Um Artista”: a criatividade como um remix de ideias. Acredito que, cada vez mais, ela acontece como uma mistura – do saber combinar diferentes conceitos, referências, tecnologia… de um jeito que ainda não se relacionaram. Para isso, por vezes, é preciso deixar de lado os estereótipos e combinar coisas que parecem não fazer sentido num primeiro olhar.

A criatividade também está muito ligada à emoção e à ousadia de arriscar. A ideia dá medo, insegurança, ânimo, empolgação? Ótimo! É um primeiro passo para saber se tem algo bom e inovador em mente. Agora, precisa pôr em prática com qualidade de execução, o que requer preparo e tempo.

Nesse sentido, destaco, ainda, que para que uma boa ideia gere resultado é preciso aliar criatividade à ação. Pois sem a segunda, a primeira perde a razão de existir e não revela grandes profissionais. Não basta ter excelentes ideias se não souber executá-las. Por isso, conhecimento, dedicação, comprometimento e uma pitada de coragem para correr riscos, também fazem parte do processo.

Para ser criativo é preciso ter repertório, ou seja, bagagem de conteúdo e conhecimento, ferramentas que abrem nossos horizontes e ampliam a cartela de possibilidades. Diferencial conquistado com vivência, estudo e atualização constante. Hoje, é tão fácil conseguir informação sobre temas diversos, principalmente através da internet, que nos coloca em contato com conteúdos que outrora nem podíamos imaginar ter acesso tão facilmente.

E, toda essa tecnologia que chega para ajudar, também traz consigo desafios. Entre eles a fragmentação de possibilidades de execução e a conquista da atenção da audiência. Agora, a marca não concorre apenas com outra empresa, mas também com o vídeo do gatinho fofo, com o Casimiro, com a Netflix, com Fortnite… Como competir com tudo isso? Bom, com criatividade.

Do ponto de vista da estratégia, quanto mais opções de escolhas disponíveis com a fragmentação, mais clareza e foco uma marca precisa ter para otimizar seus recursos. São inúmeros os objetivos, meios, veículos, formatos, públicos, influenciadores, canais e páginas – estratégia e análise de dados auxiliam a navegar e priorizar a alocação dos recursos.

Do ponto de vista da criação, é preciso saber falar a linguagem do público e como chegar até ele. As pessoas cansaram da propaganda da interrupção, não à toa as plataformas de conteúdo vendem planos sem anúncio. Sendo assim, tem que saber entregar uma boa ideia, através de uma boa história. Entrar na cultura e na conversa, sem interromper, fazendo parte do conteúdo e do entretenimento.

Na era do bombardeio de informações, é preciso saber se destacar. As formas de chegar até o público foram ampliadas e sofrem mutações constantemente, mas a criatividade continua sendo o ponto chave. Basta saber como estimulá-la e pô-la em prática.

 

Sobre a Seven

Uma das agências de comunicação de maior referência no Sul do país, a Seven atua com uma estrutura integrada para entregar ao cliente soluções de ponta a ponta, visando a conexão com o consumidor e o desenvolvimento de novos negócios. São mais de 40 profissionais multidisciplinares desenvolvendo soluções de comunicação para toda a jornada do cliente, com ativação em todos os formatos de mídia, para clientes em todo o país. Fazem parte do portfólio da agência empresas como Uniasselvi, Oster, Brandili, Central Ailos, Viacredi, Nathor Bicicletas e Hospital Santa Catarina.

 

-Trevo Comunicação-

Foto de Capa: Freepik

@ Portal AL 2.0.2.2

Tags: BrasilComunicaçãoCriatividadeEntretenimentoHoróscopoRio de janeiroSão Paulo
Previous Post

Feliz 2023! Escolha as Cores e prepare rituais para o Ano Novo

Next Post

Governo do Rio investe mais de R$170 milhões na cultura fluminense em 2021

Related Posts

É hoje! Caminhos da Reportagem aborda cultura popular e sincretismo religioso na Festa de São Jorge
Notícias

É hoje! Caminhos da Reportagem aborda cultura popular e sincretismo religioso na Festa de São Jorge

abril 28, 2025
Marquinhos Sensação e Quintal da Magia são atrações do Cacique de Ramos no feriado do Dia do Trabalhador
Rodas de Samba

Marquinhos Sensação e Quintal da Magia são atrações do Cacique de Ramos no feriado do Dia do Trabalhador

abril 28, 2025
CAIXA disponibiliza Saque Calamidade para moradores de Paraty (RJ) até 10/07/2025
Notícias

CAIXA disponibiliza Saque Calamidade para moradores de Paraty (RJ) até 10/07/2025

abril 24, 2025
Programação especial de Páscoa: Hello Kitty chega ao BioParque do Rio para sessões de fotos com os visitantes
Notícias

Programação especial de Páscoa: Hello Kitty chega ao BioParque do Rio para sessões de fotos com os visitantes

abril 15, 2025
Dias 28 e 29 de março,  Concerto Didático com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio
Notícias

Dias 28 e 29 de março, Concerto Didático com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio

março 20, 2025
Diogo Nogueira foi a grande atração da tradicional Feijoada Carnavalesca da Rede Windsor Hoteis
Notícias

Diogo Nogueira foi a grande atração da tradicional Feijoada Carnavalesca da Rede Windsor Hoteis

março 6, 2025

Recommended

Começar com pé direito, Império da Tijuca inicia ensaios na Conde de Bonfim em fevereiro

Começar com pé direito, Império da Tijuca inicia ensaios na Conde de Bonfim em fevereiro

janeiro 29, 2019
Laboratório de projetos audiovisuais: IV Sur Frontera WIP LAB abre inscrições

Laboratório de projetos audiovisuais: IV Sur Frontera WIP LAB abre inscrições

janeiro 22, 2025

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO