Completando 26 anos, Centro Cultural Light disponibiliza peças online para pais e crianças

Cultura, arte e educção

Mediante a nova realidade da sociedade, Programa Educativo Cultural Light tem programação online e dinâmica dedicada à cultura, arte e educação

 

Em meio ao isolamento social, Programa Educativo Cultural Ligth comemora 26 anos do Centro Cultural e reforça seu papel de provocar reflexão, incentivar o cuidado com meio ambiente e de proporcionar alternativas para mudanças nos hábitos de consumo energético.

O Centro Cultural Light completará 26 anos no próximo dia 29 de abril e trará ao seu público uma série de atividades gratuitas – online. Entre elas estão jogos, contação de histórias, peças de teatro e dicas de livros e filmes que reforcem a importância da eficiência energética, sustentabilidade e meio ambiente. A situação atual da pandemia do novo Coronavírus forçou a todos, no Brasil e no Mundo, uma ação nada habitual: Ficar em casa! A realidade da sociedade no isolamento social gera diversos desafios: Há o exercício de conciliar o home office com as tarefas de casa e o entretenimento das crianças; Professores e educadores que, além de estarem no primeiro caso, precisam gerar conteúdos relevantes para seus alunos nas aulas virtuais e a inacessibilidade presencial à cultura, já que todos os espaços estão fechados. E, para que esses públicos não deixem de priorizar o meio ambiente e o consumo consciente, o Centro Cultural Light tem se reinventado, produzindo conteúdo de qualidade para esses públicos e reforçando seu papel social de entreter, informar e ajudar a pensar no consumo de energia com atividades educativas.

 

 

De maneira leve e despojada, os Educadores do  Programa Educativo Cultural Light,  que já contam no dia a dia no Museu Light com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE ANEEL), levaram para a internet o estímulo de reflexão para a sociedade e os alertas, através de atividades, sobre os impactos que o desperdício de energia elétrica trazem para todos. O objetivo de ensinar com diversão e de forma gratuita, segue acontecendo nas mídias sociais. A ação vem sendo liberada gradual e simultaneamente no Instagram do Centro Cultural Light e no Site do Museu Light.

Dentre os jogos online, há o Casa Inteligente (O jogador é colocando a prova para encontrar potenciais problemas de energia ou sustentabilidade), o Cidade Eficiente (O jogador é eleito como novo prefeito e deve construir uma cidade sustentável. Ele deve responder perguntas corretamente e vencer os desafios), o Quebra Cabeça deslizante (É possível desvendar o funcionamento das usinas de eletricidade) e o O que há de errado (Jogo dos Erros)? (O jogador se torna um craque em eletricidade e é capaz de identificar facilmente situações perigosas ou que estão relacionadas à energia elétrica), todos disponíveis no site museulight.com.br/aprendabrincando, os jogos testam os conhecimentos energéticos com personagens interativos e devem ser acessados pelo navegador Internet

 

 

Os espetáculo disponibilizados são:  “O Grande Circo Científico” e “Cinco Semanas em Um Balão”. Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=XDqJUUnKhTo&t=3s

Já no Instagram do Centro Cultural Light (@centroculturallight), toda semana haverá vídeo com dicas feito com os educadores do Programa Educativo Cultural Light que além de exercícios de consumo consciente, trarão experimentos para colocar a mão na massa, contação de histórias e muitas curiosidades do acervo. Tudo que será disponibilizado terá a finalidade de acionar a responsabilidade, a paciência, a memória e a reciclagem, não só nas crianças mas sim, em todos os membros da família.

 

Programa Educativo Light

Programa Educativo Cultural Light selecionado em 2018 na chamada pública “Boas práticas A3P” (Agenda Ambiental da Administração Pública), realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e a ONU Meio Ambiente, que identificou e divulgou iniciativas que apresentam resultados concretos e que podem auxiliar prefeitos, secretários e outros gestores públicos dos 5.570 municípios brasileiros a implementarem programas de sustentabilidade. Esta iniciativa teve como objetivo inspirar novas ações na administração e fomentar a troca de experiências entre os diferentes órgãos. E também na categoria “Uso Racional da Energia e Eficiência Energética”, por desenvolver ações com o público escolar englobando: cursos de capacitação para professores, doação de material didático para as escolas, visitação à espaços interativos com atividades lúdicas, entre outras atividades, como o Prêmio Light nas Escolas, que tem o objetivo de estimular projetos educativos que promovam o uso eficiente e seguro da energia elétrica, além de apresentações gratuitas do espetáculo Quanta Energia em feiras de ciências nas escolas e no Centro Cultural Light.

Como resultado, as boas práticas já estão sendo divulgadas pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pelo site http://a3p.eco.br e algumas iniciativas farão parte de uma nova cartilha da A3P.

Vale destacar que desde 2016 a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro utiliza parte do conteúdo do Programa Educativo Cultural Light nas cartilhas da 4ª série que são entregues aos alunos da rede. São cerca de 51 mil alunos por ano em contato com os nossos temas em sala de aula.

Faz parte do Programa Educativo Cultural Light o Museu Light da Energia, o Centro Cultural Light (No Centro do Rio – RJ), o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (Em Rio Claro – RJ), o Light nas Escolas, o Prêmio Light nas Escolas e o espetáculo Quanta Energia.

 

 

 

 

TAGS: TAY lança single “Um Maluco” Light faz restauração em escolas do Rio Horóscopo Alto Astral de 20/04 a 26/04 Ensaio avassalador! Sossego anuncia enredo Tucuruvi anuncia time de peso! Roberto Carlos confirma live Mascáras Personalizadas viram item fashionista A voz do tempo “Ação Entre Amigos” Arte em tecidos Brincadeiras para seduzir e amar “Quarentena do bem” Moda: camisa social preta e calça cinza Make gratuita! Histórias por Telefone Rose Nóbrega lança música

 

-Duetto | Assessoria de Imprensa e Comunicação-

 

 

 

 

Comentários estão fechados.