De 28 de abril a 5 de maio, o Rio de Janeiro será palco para o maior evento náutico ao ar livre da América Latina, o Rio Boat Show, e também para o início de uma série de homenagens programadas para 2024 em celebração ao cartunista e defensor das águas Ziraldo (in memoriam) enaltecendo o trabalho criado em parceria com a Revista Náutica. O criador do Menino Maluquinho deixou para a literatura infantil brasileira um legado sem precedentes, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. O que muita gente não sabe é que ele também marcou a história da náutica no país, ao dar vida a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, em parceria com Ernani Paciornik, amigo pessoal de Ziraldo e presidente do Grupo Náutica, responsável pela Revista Náutica e pelos eventos Boat Show.
Durante os oito dias de evento, os mais de 33 mil visitantes esperados poderão conferir de perto painéis com imagens que fazem parte da cartilha ilustrada por Ziraldo. A exposição estará localizada próximo ao “Espaço dos Desejos”. Além disso, serão distribuídos brindes e a comunicação visual do evento passa a contar com o traço inconfundível do maior cartunista brasileiro. Ao longo do pavilhão e do passeio sobre as águas, intervenções com trechos da cartilha e espaços instagramáveis estarão expostos ao longo do trajeto.
“Celebrar o legado de Ziraldo através de homenagens como esta são essenciais para que as próximas gerações possam conhecer e se inspirar em tudo que ele criou, sobretudo suas paixões pelas grandes causas sociais, humanas, ambientais e tantas outras. Ziraldo foi um artista multifacetado, com uma vasta e ampla produção cultural – cujo acervo visual e intelectual agora vem a ser preservado e difundido através do Instituto Ziraldo, o IZ. As ilustrações da campanha “Só Jogue na Água o que o Peixe pode Comer” são mais uma faceta desse artista, que sempre mostrou-se muito preocupado com a preservação das águas”, comenta Claudio Miranda Filho, um dos diretores do Instituto Ziraldo e enteado de Ziraldo.
Em parceria com a Revista Náutica, a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer” marcou um movimento significativo na educação ambiental relacionada às águas brasileiras. Lançada na década de 1990, essa iniciativa, batizada de “Campanha do Peixinho”, se transformou em um símbolo de conservação ambiental, com a distribuição de materiais educativos, como a cartilha, com a mensagem de preservação dos rios e mares da comunidade náutica.
“Ziraldo é um ícone da arte brasileira e estamos cercados de manifestações artísticas naturais no mundo náutico e ele enxergava isso de uma maneira única ao apresentarmos a campanha nos anos 1990. Ziraldo não apenas enriqueceu nossa literatura infantil com suas obras, mas também usou seu talento para contribuir com a conscientização ambiental na náutica e isso transformou a maneira como milhares de pessoas cuidam das nossas águas. A arte quando aliada a causas significativas como esta se transformam em uma poderosa ferramenta de educação e mudança”, declara Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica.
SERVIÇO
O que: Rio Boat Show
Quando: De 28 de abril a 5 de maio, segunda a sexta das 15h às 22h e final de semana das 13h às 22h. O último dia encerra às 21h.
Onde: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória – Rio de Janeiro – RJ
Quanto: R$ 85,00 mais taxas até 22/04. Após esta data, o valor será de R$ 90,00 mais taxas por pessoa.
Ingressos disponíveis pelo site https://rioboatshow.com.br/
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficial: www.nautica.com.br, @revistanautica e youtube.com/@canalnautica
Sobre o Boat Show Eventos
É organizador das edições dos “Boat Shows” brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro, São Paulo, Itajaí e Foz do Iguaçu. Em 2023, os eventos Boat Show atraíram um público de quase 100 mil pessoas. O Boat Show é responsável por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.
Mais informações: https://www.instagram.com/boatshoweventos/
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
-Rotas Comunicação-
Foto de Capa: Revista Náutica
@ Portal AL 2.0.2.4